Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69171
Tipo: Artigo de Evento
Título: Combinação de elementos finitos de placa, viga e interface na simulação numérica de vigas mistas de aço e concreto
Autor(es): Sousa Júnior, João Batista Marques de
Silva, Amilton Rodrigues da
Palavras-chave: Vigas mistas;Estruturas mistas;Interação parcial
Data do documento: 2010
Instituição/Editor/Publicador: Congresso Ibero Latino Americano de Métodos Computacionais em Engenharia
Citação: SOUSA JR, J. B. M.; SILVA, A. R. Combinação de elementos finitos de placa, viga e interface na simulação numérica de vigas mistas de aço e concreto. In: CONGRESSO IBERO LATINO AMERICANO DE MÉTODOS COMPUTACIONAIS EM ENGENHARIA, 31., 2010, Buenos Aires. Anais... Buenos Aires, 2010. p. 7627-7641.
Resumo: Em geral as vigas mistas de aço e concreto são compostas por um perfil metálico ligado a uma laje de concreto, por meio de conectores de cisalhamento. A resistência e rigidez relativa da conexão podem classificá-la como de interação parcial, permitindo deslocamentos relativos entre os dois componentes. Nos últimos anos, diversos modelos de elementos finitos foram propostos para a análise deste tipo de estrutura, com ênfase nos elementos finitos de barra com deslizamento incorporado. Nestes elementos, a seção transversal de concreto admite variação uniforme de tensões ao longo da direção perpendicular ao plano da viga. Em função da largura colaborante da laje ser de uma ordem de grandeza superior, a desconsideração desta variação de tensões não permite obter uma resposta compatível com a realidade, principalmente no que se refere ao fenômeno de shear lag (redução de tensão normal na direção perpendicular), o que traz conseqüências tanto nas fases elásticas quanto nas análises em regime de ruptura. Este artigo apresenta uma formulação de elementos finitos de barra e de placa para a análise não-linear física e geométrica de vigas mistas de aço e concreto. Para a simulação da interação parcial entre os materiais são desenvolvidos elementos de interface específicos, aptos a combinar os dois tipos de componentes. Um modelo constitutivo em camadas é empregado para analisar a laje de concreto. Exemplos numéricos demonstram a viabilidade e precisão do modelo, bem como a sua capacidade de representar situações nas quais os elementos de barra seriam insuficientes, como em pavimentos inteiros de estruturas mistas ou para a representação do shear lag.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69171
Aparece nas coleções:DECC - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_eve_jbmsousajr.pdf431,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.