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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69002
Tipo: | Dissertação |
Título : | Remix: política e arte na contemporaneidade |
Título en inglés: | Remix: politics and art in contemporary times |
Autor : | Paiva, José Wilker Carneiro |
Tutor: | Szafir, Milena |
Palabras clave : | Remix;Inteligência artificial;Montagem;Política;Estética do banco de dados |
Fecha de publicación : | 2022 |
Citación : | PAIVA, José Wilker Carneiro. Remix: política e arte na contemporaneidade. 2022. 111 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | A presente dissertação, inserida no sensível espaço entre política e arte, tem como objetivo principal esboçar um estado da arte do remix na era da massa de dados (Big Data) através de diferentes obras de arte no Brasil e exterior. A hipótese proposta é de que existe uma forte tendência crítica (política) nas obras de arte quando operacionalizadas através do remix - os identificamos como catalisadores nos moldes marcuseanos que apontam possibilidades e mudanças qualitativas no status quo social. Assim, a partir de breve revisita na história da arte deste último um século (1920-2020), procuramos determinar o que é o remix e suas transformações, mais especificamente sua articulação com a atualidade da inteligência artificial. No desenvolvimento da pesquisa percorremos autores de forma heterogênea para fundamentar nosso caminho entre os capítulos, tais como Herbert Marcuse, Arlindo Machado, Lev Manovich, Milena Szafir e Sergei Eisenstein, entre outros, buscando estabelecer as relações entre o estado da arte do remix, da montagem e da estética do banco de dados. |
Abstract: | The present dissertation, inserted in the sensitive space between politics and art, has as main objective to sketch a state of the art of remix in the era of mass data (Big Data) through different works of art in Brazil and abroad. The proposed hypothesis is that there is a strong critical (political) tendency in the works of art when operationalized through the remix - we identify them as catalysts in the marcusean molds that point out possibilities and qualitative changes in the social status quo. Therefore, from a brief revisit in the art history of the last century (1920- 2020), we seek to determine what the remix is and its transformations, more specifically its articulation with the actuality of artificial intelligence. In the development of the research, we went through authors in a heterogeneous way to support our path between the chapters, such as Herbert Marcuse, Arlindo Machado, Lev Manovich, Milena Szafir and Sergei Eisenstein, among others, seeking to establish the relationships between the state of the art of remix, montage and database aesthetics. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69002 |
Aparece en las colecciones: | PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC |
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