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Type: TCC
Title: Pipeline de construção técnico artística de um personagem tridimensional para game em 3ª pessoa
Title in English: Pipeline of artistic technical construction of a three-dimensional character for a 3rd person game
Authors: Alves, Fernando de Araújo
Advisor: Oliveira, Adriano Anunciação
Keywords: Desenvolvimento de personagem;Jogos digitais;Desenvolvimento de visualidade;Fluxo de produção;Renderização Baseada em Física
Issue Date: 2021
Citation: ALVES, Fernando de Araújo. Pipeline de construção técnico artística de um personagem tridimensional para game em 3ª pessoa. 2021. 98 f. TCC (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: O desenvolvimento de um jogo digital envolve uma série de etapas e processos multidisciplinares, promovendo a integração do esforço e conhecimento de diversos profissionais da indústria do entretenimento, passando por ilustradores, animadores, modeladores 3D, programadores, dentre outros. Cada projeto precisa integrar esses profissionais e suas atividades de modo que a produção de um produto seja otimizada, evitando desperdício de recursos e refações das atividades envolvidas. A estrutura de planejamento, organização e ajustes das atividades e processos desenvolvidos por cada um desses profissionais para cada etapa de um projeto é chamado de pipeline de produção. Essa estrutura é escalável e ajustável a uma infinidade de projetos na indústria de jogos, podendo ser utilizada para organização de projetos inteiros, etapas de produção ou mesmo na criação de conteúdos específicos de um projeto, como cenários, objetos ou mesmo personagens de um jogo. Sob essa perspectiva, o presente trabalho descreve os processos de ideação e produção, dentro de uma pipeline de produção, de uma personagem para jogos em terceira pessoa de gênero ação e aventura, que teve como resultado um modelo tridimensional adaptado para utilização na Unreal Engine 4 com texturas desenvolvidas em uma lógica de representação para Renderização Baseada em Física (PBR).
Abstract: The development of a digital game involves a series of steps and multidisciplinary processes, promoting the integration of the effort and knowledge of several professionals in the entertainment industry, including illustrators, animators, 3D modelers, programmers, among others. Each project needs to integrate these professionals and their activities so that the production of a product is optimized, avoiding waste of resources and reworking of the activities involved. The structure for planning, organizing and adjusting the activities and processes developed by each of these professionals for each stage of a project is called the production pipeline. This structure is scalable and adjustable to a multitude of projects in the game industry, and can be used to organize entire projects, production stages or even to create specific content for a project, such as scenarios, objects or even characters in a game. From this perspective, the present work describes the processes of ideation and production, within a production pipeline, of a character for third-person games in the action and adventure genre, which resulted in a three-dimensional model adapted for use in Unreal Engine 4. with textures developed in a representation logic for Physical Based Rendering (PBR).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68986
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