Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68975
Type: TCC
Title: Uma análise do desempenho das escolas públicas do Ceará na OBMEP 2019
Title in English: An analysis of the performance of public schools in Ceará in the OBMEP 2019
Authors: Silva, Tatiane Pinheiro Soares da
Advisor: Sena, Renivaldo Sodré de
Keywords: Escolas Públicas - Ceará;Desempenho Discente;OBMEP - Desempenho escolar;IDEB
Issue Date: 2020
Citation: SILVA, Tatiane Pinheiro Soares da. Uma análise do desempenho das escolas públicas do Ceará na OBMEP 2019. 2020. 42 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho foi desenvolvido a partir de dados coletados no site da OBMEP entre os meses de agosto e novembro de 2020, com o objetivo de quantificar as medalhas recebidas pelo Ceará no ano de 2019. Diante do desempenho do Ceará na OBMEP 2019 surgiu a questão motivadora desse estudo: que é investigar mais de perto os resultados conquistados pelo Ceará no ano de 2019, e encontrar possíveis municípios e escolas que possuam um desempenho acima da média. Para essa análise foram consideradas apenas as premiações de ouro, prata e bronze das escolas públicas(municipais, estaduais e seletivas). A quantidade das medalhas foram colocadas em planilhas e gráficos, a fim de facilitar a interpretação dos dados. Dos municípios que se destacaram, foi observado o IDEB do ano de 2019 de cada um deles e também foi observado as escolas que obtiveram uma maior concentração de medalhas em cada município. Dessas escolas que tiveram a maior concentração de medalhas, foi observado também o IDEB de cada uma. Podemos concluir que pode haver uma relação direta das notas do IDEB com o resultado da premiação na OBMEP 2019. Que as escolas que acumularam medalhas, também são escolas que possuem bom desempenho no IDEB 2019. Caberia ainda uma investigação mais aprofundada para os próximos estudos, um delineamento do que os gestores e professores estão fazendo de diferente nessas escolas e cidades, e possivelmente aplicar nas demais escolas do Ceará e do Brasil.
Abstract: This work was developed from data collected on the OBMEP website between the months of August and November 2020, in order to quantify the medals received by Ceará in the year 2019. Facing Ceará's performance in OBMEP 2019, the motivating question arose of this study: which is to investigate more closely the results achieved by Ceará in the year 2019, and to find possible municipalities and schools that have an above average performance. For this analysis, only the gold, silver and bronze awards from public schools (municipal, state and selective) were considered. The number of medals was placed in spreadsheets and graphs, in order to facilitate data interpretation. Of the municipalities that stood out, the IDEB for the year 2019 of each of them was observed and the schools that obtained a higher concentration of medals in each municipality were also observed. Of those schools that had the highest concentration of medals, the IDEB of each was also observed. We can conclude that there may be a direct relationship between IDEB's grades and the result of the award at OBMEP 2019. That the schools that accumulated medals are also schools that have performed well at IDEB 2019. Further investigation for further studies, an outline of what managers and teachers are doing differently in these schools and cities, and possibly apply to other schools in Ceará and Brazil.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68975
Appears in Collections:MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_tcc_tpssilva.pdf319,62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.