Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68967
Type: | Dissertação |
Title: | Um olhar sobre a prova de matemática do ENEM 2019 na perspectiva de gêneros |
Authors: | Monteiro, Suzana Maia |
Advisor: | Monteiro, André Jalles |
Keywords: | Rendimento escolar - Diferenças entre os sexos;Matemática (ensino médio) - Desempenho;Identidade de gênero na educação;Matemática - Exames;Academic achievement - Sex differences;Mathematics (education, secondary) - Achievement;Gender identity in education;Mathematics - Examinations |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | MONTEIRO, Suzana Maia. Um olhar sobre a prova de matemática do ENEM 2019 na perspectiva de gêneros. 2022. 68 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem e Métodos Quantitativos) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O trabalho em questão se refere a um estudo estatístico com embasamento teórico cujo foco é a comparação de desempenho em matemática na avaliação do ENEM, com o objetivo de debater o contexto, causas, consequências e estratégias de implementação que possam amenizar tal situação. Como fonte de dados foram utilizadas as notas do ENEM em matemática do ano de 2019 para realizar o comparativo de desempenho através da diferença de médias considerando as variáveis categóricas idade, unidade federativa da escola, tipo de escola, renda familiar e cor do caderno de prova. Os dados obtidos demonstram que existe diferença entre notas de mulheres e homens na matemática no ENEM 2019 e que essa diferença permanece mesmo comparando a nota de acordo com todas as variáveis destacas, além disso, o estudo também demonstrou que cadernos de provas de cores distintas, com relação à matemática, apresentam níveis distintos de dificuldade. Também observou-se, através de um modelo de regressão linear, que em alguns estados as mulheres obtiveram notas melhores que o esperado e em alguns municípios do Ceará as médias femininas e masculinas são iguais. Estes resultados demonstram que é preciso um estudo mais detalhado para compreender essas notas e contextualizar essa disparidade, buscando maneiras para resolver este problema. |
Abstract: | This work refers to a theoretically based statistical study whose focus is gender segregation within the sciences, especially mathematics, with the aim of debating the context, causes, consequences and implementation strategies that can mitigate such a situation. Mathematics sources were used as ENEM grades in school of the year 2019 to perform the performance comparison through the media difference considering as categorical variables age, federative unit, type of income and color of proof. The data differ between the same women comparing and that there are also studies that differ between the scores according to all the tests of cores. different, with respect to mathematics, different from difficulty. It was also observed, through a female model such as linear women, that in some states they obtained better grades than expected and in some female and male municipalities they are the same. These results, seeking a more detailed study is needed to understand these notes and contextualize these notes and contextualize ways to solve this problem. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68967 |
Appears in Collections: | DEMA - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_dis_smmonteiro.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.