Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68937
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Análise dos padrões de variação espaço-temporal do volume veicular no ambiente urbano de Fortaleza |
Authors: | Oliveira, Marcus Vinicius Teixeira de Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro |
Keywords: | Engenharia de transportes |
Issue Date: | 2006 |
Publisher: | Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes |
Citation: | OLIVEIRA, M. V. T.; LOUREIRO, C. F. G. Análise dos padrões de variação espaço-temporal do volume veicular no ambiente urbano de Fortaleza. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 20., 2006, Brasília. Anais... Brasília, 2006. p. 149-161. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O dinamismo das atividades urbanas influencia diretamente na variação temporal e espacial do fluxo de tráfego em sistemas viários urbanos, fazendo com que o conhecimento desta variabilidade tenha papel fundamental no controle efetivo do tráfego. Buscando suprir a carência de metodologias sistêmicas para a análise deste fenômeno, este trabalho se destina a investigar o comportamento dos volumes veiculares, caracterizando e analisando a variabilidade nos dados de fluxo de tráfego de uma rede amostral de vias arteriais urbanas, em um estudo de caso na cidade de Fortaleza. Para tanto, é apresentada uma proposta metodológica de avaliação dos fatores de dependência temporal e espacial do fluxo de tráfego, examinando a existência dos efeitos de interação do mês do ano, do dia da semana e períodos de pico nas distribuições do volume veicular. |
Abstract: | The dynamic behavior of urban activities affects both temporal and spatial variation of traffic flow in urban road systems, making the knowledge of this variability essential to effectively control the urban traffic. Trying to fulfill the lack of systemic methodologies to analyze this phenomenon, this work focus on the investigation of vehicular volume behaviors, characterizing and analyzing the variability in traffic flow data of a sample network of urban arterial streets, in a case study in the city of Fortaleza. Therefore, it is presented a methodological procedure to evaluate the temporal and spatial dependency factors of traffic flow, pointing out the presence of interaction effects for the month of the year, the day of the week and peak periods in the distribution of vehicular volumes. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68937 |
Appears in Collections: | DET - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2006_eve_cfgloureiro.pdf | 514,78 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.