Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68854
Tipo: | TCC |
Título: | Uso de jogos no ensino da matemática para alunos com necessidades educacionais especiais(NEE) de escolas públicas do Ceará |
Título em inglês: | Use of games in teaching mathematics to students with special educational needs (SEN) from public schools in Ceará |
Autor(es): | Melo, Paulo Sergio Teixeira |
Orientador: | Silva, Eliseu do Nascimento |
Palavras-chave: | Educação especial;Inclusão escolar;Jogos matemáticos |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | MELO, Paulo Sergio Teixeira. Uso de jogos no ensino da matemática para alunos com necessidades educacionais especiais(NEE) de escolas públicas do Ceará. 2020. 47 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo conhecer e refletir sobre a utilização de jogos matemáticos em aulas com alunos com NEE das escolas públicas do Ceará. A necessidade atual para educação é promover aprendizagens significativas, principalmente, na Educação Matemática e seu contexto dentro da Educação Especial. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que teve como aportes teóricos as obras Antunes (2019), Brasil/BNCC (2017), Rita (2013), dentre outros trabalhos relevantes em Educação matemática. Realizou-se também uma pesquisa de campo com 5 professores efetivos de escolas públicas do Ceará. Os entrevistados responderam a um questionário com 5 perguntas relativas ao AEE e o ensino da matemática através de jogos. Os entrevistados demonstraram o quanto ficam atentos à realidade do seu aluno de inclusão. Por vezes, citaram que os jogos são utilizados e/ou adaptados à necessidade de seus educandos. O que revela mais uma vez como são conhecedores de seu cotidiano e de das melhores formas de promover aos seus alunos com NEE as mais variadas formas de aprendizagem. Tendo em vista, promover a eles possibilidades de desenvolver-se em todos os aspectos social, emocional e cognitivo. Os alunos com NEE merecem uma educação de qualidade, a sua inclusão de no ensino regular significa mais do que apenas criar vagas e proporcionar recursos materiais, requer uma escola e uma sociedade diferenciada, que assegurem igualdade de oportunidades a todos os alunos, contando com professores capacitados e compromissados com a educação de todos independente de suas particularidades. |
Abstract: | This work aimed to know and reflect on the use of mathematical games in classes with students with SEN from public schools in Ceará. The current need for education is to promote meaningful learning, mainly in Mathematics Education and its context within Special Education. It is a bibliographic research that had as theoretical contributions the works Antunes (2019), Brasil/BNCC (2017), Rita (2013), among other relevant works in Mathematical Education. A field research was also carried out with 5 permanent teachers from public schools in Ceará. Respondents answered a questionnaire with 5 questions related to ESA and the teaching of mathematics through games. The interviewees demonstrated how attentive they are to their inclusion student's reality. Sometimes they mentioned that games are used and / or adapted to the needs of their students. This shows once again how knowledgeable they are about their daily lives and about the best ways to promote their students with SEN the most varied forms of learning. With a view to promoting possibilities for them to develop in all social, emotional and cognitive aspects. Students with SEN deserve quality education, their inclusion in regular education means more than just creating vacancies and providing material resources, it requires a school and a differentiated society, which ensure equal opportunities for all students, with teachers trained and committed to the education of all regardless of their particularities. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68854 |
Aparece nas coleções: | MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc-pstmelo.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.