Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68844
Type: | TCC |
Title: | Matemática a distância: estudo de caso sobre as dificuldades encontradas pelos alunos do curso de licenciatura plena em matemática a distância da Universidade Federal do Ceará |
Title in English: | Distance mathematics: a case study on the difficulties encountered by students of the distance learning mathematics course at the Federal University of Ceará |
Authors: | Santos, Maria Thiciane Paixão dos |
Advisor: | Queiroz, Plácido Anthony Lima Martins |
Keywords: | Educação à distância;Ensino de matemática |
Issue Date: | 2020 |
Citation: | SANTOS, Maria Thiciane Paixão dos. Matemática a distância: estudo de caso sobre as dificuldades encontradas pelos alunos do curso de licenciatura plena em matemática a distância da Universidade Federal do Ceará. 2020. 47 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho objetiva mostrar quais são as principais dificuldades encontradas pelos acadêmicos de licenciatura em matemática a distância da Universidade Federal do Ceará, como também: mostrar como se originou e fomentou a Educação a Distância no Brasil e Expor como se desenvolveu a EAD na Universidade Federal do Ceará. A metodologia utilizada classifica-se como exploratória quanto aos objetivos, qualitativa quanto a abordagem e um estudo de caso quanto aos procedimentos. Estudo de caso realizado mediante a aplicação de questionário. Concluiu-se que realmente existem e são vários os fatores que dificultam o andamento do curso de matemática a distância na UFC, como: dificuldades de estudar sozinho ter tempo para estudar, material de estudo disponibilizado ser insuficiente, ter dificuldade de compreensão do conteúdo das disciplinas, mas, que a principal motivação de prosseguimento é ter afinidade com o curso, poder ter um diploma de licenciatura em matemática em uma instituição conceituada, assim como ter flexibilidade de horário de estudo. E que muitos desses alunos não teriam a oportunidade de se graduar em licenciatura em matemática caso esse curso fosse totalmente presencial. |
Abstract: | This work aims to show what are the main difficulties encountered by undergraduate students in distance learning mathematics at the Federal University of Ceará, as well as: show how Distance Education originated and fostered in Brazil and expose how distance learning was discovered at the Federal University of Ceará. The methodology used is classified as exploratory in terms of objectives, qualitative in terms of approach and a case study in terms of procedures. Case study carried out by applying a questionnaire. It was concluded that there really are and are several factors that hinder the course of the distance learning mathematics course at UFC, such as: difficulties of studying alone, having time to study, study material available being insufficient, having difficulty understanding the content of the subjects , but, that the main motivation for continuing is to have affinity with the course, to be able to have a degree in mathematics at a reputable institution, as well as to have flexible study hours. And that many student students do not have the opportunity to graduate in mathematics if this course was entirely in person. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68844 |
Appears in Collections: | MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_mtpsantos.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.