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Type: TCC
Title: Análise da revista Veja Saúde sobre informação alimentar no primeiro ano da pandemia covid-19
Authors: Silva, Crizângela do Amaral
Advisor: Abreu, Domingos Sávio
Keywords: Coronavírus;Covid-19;Alimentação;Mediação da informação;Revista Veja Saúde;Governo de São Paulo
Issue Date: 2021
Citation: SILVA, Crizangela do Amaral. Análise da revista Veja Saúde sobre informação alimentar no primeiro ano de pandemia de Covid-19. Orientador: Domingos Sávio Abreu. 2021. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Curso de Graduação em Biblioteconomia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: Através da alimentação é possível conhecer a história e cultura de um povo. A comida narra a evolução da humanidade, desde a descoberta do fogo, cozimento, plantio e costumes que foram passados através das gerações e está diretamente ligada a saúde e informação. O presente artigo busca analisar comparativamente as publicações da revista Veja Saúde e a página oficial do Governo de São Paulo no primeiro ano de pandemia de Covid-19 com a temática alimentação e informação, através da análise de conteúdo, mostrando como cada um tratou sobre o mote “alimentação”, para públicos diferentes e com foco em questões diferentes. O objetivo geral foi alcançado, já que é possível observar que as duas fontes utilizaram o mote “alimentação” como um fator de mediação da informação, mesmo que com propósitos distintos. Conclui-se que as informações veiculadas nas mídias pesquisadas possuem caráter instrutivo e social, não garantindo a mudança dos hábitos dos leitores, mas podendo influenciar a opinião pública e colaborar para a difusão da informação, cabendo ao leitor definir como utilizá-la.
Abstract: Through food it is possible to learn about the history and culture of a people. Food narrates the evolution of humanity, since the discovery of fire, cooking, planting and customs that have been passed down through generations and is directly linked to health and information. The present article seeks to comparatively analyze the publications of Veja Saúde magazine and the official website of the Government of São Paulo in the first year of Covid-19's pandemic with the theme food and information, through content analysis, showing how each one dealt with the motto "food", for different audiences and focusing on different issues. The general objective was reached since it is possible to observe that the two sources used the slogan "food" as an information mediation factor, even though with different purposes. It can be concluded that the information conveyed in the researched media has an instructive and social character, not guaranteeing a change in the habits of the readers, but it can influence public opinion and contribute to the dissemination of information, and it is up to the reader to define how to use it.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68802
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