Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68763
Type: | TCC |
Title: | Motivação discente no aprendizado da biologia: uma revisão de literatura |
Authors: | Santos, Rogevan Lopes dos |
Advisor: | Abreu, Ticiana Monteiro |
Keywords: | Biologia;Discentes;Motivação;Práticas pedagógicas |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | SANTOS, Rogevan Lopes dos. Motivação discente no aprendizado da biologia: uma revisão de literatura. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A motivação é um processo importante no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos em sala de aula, pois é necessária não apenas para que a aprendizagem ocorra, mas também para que sejam colocadas em ação as competências e habilidades aprendidas. A falta de motivação é algo que impossibilita o aluno de pensar, agir, conseguir traçar metas e planos que lhes sejam satisfatórios no quesito aprendizagem. Nesse contexto, o professor é essencial, uma vez que pode identificar sinais de desmotivação nos seus alunos e passar a utilizar meios para que esse fator seja desenraizado do seu cotidiano escolar. Diante do exposto, o presente estudo objetivou analisar, por meio de pesquisa bibliográfica, a importância da motivação dos discentes para a aprendizagem da Biologia no Ensino Médio e que métodos podem ser explorados no ambiente escolar para motivá-los. Para tanto, foram realizadas pesquisas em bases de dados científicos (Google Acadêmico, Web of Science e SciElo), na busca de publicações que tivessem informações sobre a motivação na aprendizagem de alunos de Biologia, nos últimos vinte e dois anos (2000-2022). No período analisado, foram selecionados 24 artigos, 2 livros, 1 trabalho de conclusão de curso e 2 dissertações de mestrado. A relação motivação e aprendizagem têm sido discutida com muita relevância no meio acadêmico, enfatizando, principalmente, os fatores que levam os estudantes a se sentirem desmotivados, tais como a ausência de suporte da família, a falta de materiais didáticos de qualidade, a infraestrutura escolar e a metodologia de aula expositiva. Nesse sentido, a inserção de metodologias diferenciadas (jogos e aulas práticas, por exemplo) e o engajamento de todos que estão na rotina da escola podem tornar o estudo de alguns conteúdos da Biologia mais interessante e despertar de forma significativa a motivação e, consequente, aprendizagem dos alunos. |
Abstract: | Motivation is an important process in the development of student learning in the classroom, once it is necessary not only for learning to occur, but also for the competences and skills learned to be put into action. The lack of motivation is something that makes it impossible for the student to think, act, be able to set goals and plans that are satisfactory for them in terms of learning. In this context, the teacher is essential, since he can identify signs of demotivation in his students and start to use means so that this factor is uprooted from his school routine. Given the above, the present study aimed to analyze, through bibliographic research, the importance of motivating students to learn Biology in High School and what methods can be explored in the school environment to motivate them. To this end, research was carried out in scientific databases (Google Academic, Web of Science and SciElo), in the search for publications that had information on the motivation in the learning of Biology students, in the last twenty-two years (2000-2022). In the analyzed period, 24 articles, 2 books, 1 course conclusion work and 2 master's dissertations were selected. The relationship between motivation and learning has been discussed with great relevance in the academic environment, emphasizing, mainly, the factors that lead students to feel unmotivated, such as the absence of family support, the lack of didactic materials of quality, school infrastructure and lecture methodology. In this sense, the insertion of differentiated methodologies (games and practical classes, for example) and the engagement of everyone who is in the school routine can make the study of some Biology contents more interesting and significantly awaken motivation and, consequently, student learning. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68763 |
Appears in Collections: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_rlsantos.pdf | 240,5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.