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Tipo: TCC
Título: Avaliação da aprendizagem no ensino de ciências: uma revisão da literatura do período de 2010 a 2021
Autor(es): Oliveira, Lara da Silva
Orientador: Mendes, Débora Lucia Lima Leite
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem;Ensino de ciências;Ensino-aprendizagem
Data do documento: 2022
Citação: OLIVEIRA, Lara da Silva. Avaliação da aprendizagem no ensino de ciências: uma revisão da literatura do período de 2010 a 2021. 2022. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: A aprendizagem é importante ferramenta que acompanha o ser humano durante toda a sua vida, uma vez que vivenciamos um mundo que evolui a cada dia e somente quem abre as portas para a educação e novas aprendizagens consegue alcançar tais avanços. A motivação para este estudo decorre das observações e experiências obtidas durante os estágios supervisionados e do período em que estive como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. O estudo teve como objetivo identificar as publicações científicas acerca da avaliação da aprendizagem no ensino de ciências. Este trabalho é uma pesquisa de revisão da literatura que possibilitou um aprofundamento sobre o tema proposto, onde realizou-se um levantamento bibliográfico. A elaboração da pesquisa percorreu-se as seguintes etapas a saber: identificação do tema e seleção da pergunta norteadora; estabelecimento de critérios para inclusão e exclusão dos estudos; definição das informações a serem extraídas, selecionadas e categorizadas; avaliação dos estudos incluídos na revisão; interpretação dos resultados e por fim apresentação da revisão/síntese do conhecimento. Utilizou-se a seguinte questão norteadora: Quais as contribuições sobre a avaliação da aprendizagem no ensino de ciências? Após o levantamento inicial dos trabalhos e da análise de acordo com os critérios de exclusão e inclusão foram selecionados 10 estudos acerca do tema. Para análise identificou os estudos por regiões de publicação, periódico, base de dados, qualis e tipo de publicação. Com relação à região, verificou-se que 4 (40%) foram na região Sul, 3 (30%) na região Sudeste, 2 (20%) na região Nordeste e 1 (10%) na região Centro-oeste. Quanto aos periódicos e base de dados, 6 (60%) estão no Periódicos Capes, 2 (20%) na BDTD, 1 (10%) na revista Ciência & Educação e 1 (10 %) na Educar em Revista. Conclui-se que ocorre um aumento nas pesquisas sobre avaliação da aprendizagem, mas estas pesquisas ficam restritas a duas regiões do país não abrangendo a todos os interessados no assunto.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68742
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