Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68702
Tipo: | TCC |
Título: | O auxílio da internet para o aprendizado da matemática na educação básica |
Título em inglês: | The aid of the internet for the learning of mathematics in basic education |
Autor(es): | Aragão, Manoel Matheus Carneiro |
Orientador: | Queiroz, Plácido Anthony Lima Martins |
Palavras-chave: | Ensino de matemática;Ensino à distância;Ensino auxiliado por computador |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | ARAGÃO, Manoel Matheus Carneiro. O auxílio da internet para o aprendizado da matemática na educação básica. 45 f. 2020.TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Aracoiaba, 2020. |
Resumo: | O uso crescente da Internet em contextos educacionais tem se destacado nos últimos anos. Neste trabalho, descrevemos como a internet está transformando a sala de aula de matemática e a formação de professores de matemática. Usamos como referência várias revisões do uso da Internet em ambientes de educação matemática feitas nos últimos anos para determinar como o campo evoluiu. Identificamos três domínios nos quais novas abordagens estão sendo geradas por educadores matemáticos: princípios de design de novos ambientes; interação social e construção do conhecimento; e ferramentas e recursos. Os artigos desta edição refletem diferentes perspectivas desenvolvidas na última década nestes três domínios, evidenciando os avanços nos referenciais teóricos e apoiando na geração de novos significados para antigos construtos como 'ferramenta', 'recursos' ou 'ambiente de aprendizagem '. Em primeiro lugar, destacamos as diferentes formas como a utilização das tecnologias digitais gera novas formas de pensar a matemática e os contextos em que é aprendida, e como os formadores de professores de matemática enquadram as novas iniciativas de formação inicial e desenvolvimento profissional. Neste trabalho, identificamos tendências para pesquisas futuras em relação aos aspectos teóricos e metodológicos e reconhecemos novas oportunidades que requerem maior envolvimento. |
Abstract: | Enlos últimos años se ha destacado elcreciente uso de Internet en contextos educativos. En este trabajo, describimos cómo Internet está transformando el aula de matemáticas y laformación de losprofesores de matemáticas. Utilizamos varias revisionesdel uso de Internet en entornos de educación matemática realizadas enlos últimos años como referencia para determinar cómoha evolucionado el campo. Identificamos tresdominiosenlos que los educadores matemáticos estángenerando nuevos enfoques: principios de diseño para nuevos entornos; interacción social y construcción de conocimiento; y herramientas y recursos. Los artículos de esta ediciónreflejan diferentes perspectivas desarrolladasenla última década enestostresdominios, destacando los avances enlos marcos teóricos y apoyandolageneración de nuevos significados para viejos constructos como 'herramienta', 'recursos' o 'entorno de aprendizaje'. En primer lugar, destacamos las diferentes formas enlas que el uso de lastecnologíasdigitalesgeneranuevas formas de pensar sobre la matemática y los contextos enlos que se aprende, y cómolos formadores de profesores de matemáticas enmarcannuevas iniciativas de formación inicial y desarrollo profesional. En este trabajo identificamos tendencias para futuras investigacionesenrelación a aspectos teóricos y metodológicos y reconocemosnuevas oportunidades que requieren una mayorimplicación. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68702 |
Aparece nas coleções: | MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_mmcaragão.pdf | 309,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.