Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68701
Tipo: | TCC |
Título: | Os impactos do uso de novas tecnologias no processo de ensino de geometria no ensino médio numa escola estadual de educação profissional de Palmácia-Ce |
Título em inglês: | The impacts of the use of new technologies in the process of teaching geometry in high school in a state school of professional education in Palmacia-Ce |
Autor(es): | Soares, Magna de Sousa Luz |
Orientador: | Silva, Miguel Angelo da |
Palavras-chave: | Inovações tecnológicas;Ensino médio;Geometria - Ensino médio;Educação a distância |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | SOARES, Magna de Sousa Luz. Os impactos do uso de novas tecnologias no processo de ensino de geometria no ensino médio numa escola estadual de educação profissional de Palmácia-Ce. 2020. 40 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Aracoiaba, 2020. |
Resumo: | O avanço tecnológico apresentou à educação possibilidades de uso de diversas ferramentas digitais para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. O objetivo deste estudo é analisar os impactos do uso de novas tecnologias no processo de ensino de Geometria numa EEEP de Palmácia. Como processo metodológico, foram utilizadas pesquisas quantitativas e qualitativas, no sentido de reunir informações presentes em estudos já publicados, selecioná -las à luz das ideias que abrangem a temática escolhida, e revisá-las em forma de fundamentação teórica como base à pesquisa. Ademais, aplicaram-se questionários estruturados a alunos e professores de matemática da referida escola, bem como observar três aulas de Geometria Plana, uma em cada ano, a partir do procedimento de estudo de caso, na finalidade de identificar e, posteriormente, analisar na metodologia didática docente e na interação discente os impactos do uso de novas tecnologias no ensino de geometria. Por esses procedimentos, a pesquisa ganhou caráter exploratório, uma vez que se permitiu uma maior familiaridade com o problema, a partir de estudo bibliográfico, e interação com indivíduos de propriedade com o problema, por meio de resolução de questionários. Após as pesquisas, constatou-se que, em âmbito teórico, as principais diretrizes educacionais nacionais orientam a realização de um trabalho pedagógico que proporcione ao aluno o protagonismo na construção do conhecimento e que isso pode ser promovido a partir do uso de novas tecnologias como ferramentas pedagógicas. Ademais, em âmbito prático, constatou-se que, tanto na ótica docente quanto na discente, a abordagem de geometria plana a partir de ferramentas digitais ganha relevante importância na medida em que impacta positivamente na capacidade de materializar conceitos, fórmulas e representações geométricas, antes vistos apenas de forma teórica, além de potencializar a interação discente na abordagem didática e na resolução de atividades propostas de forma efetiva. Assim, concluiu-se que a adoção de meios tecnológicos proporcionou a uma prática pedagógica mais esclarecedoras a respeito dos processos de construção de conhecimentos na área da geometria e de como os docentes podem melhorar suas atividades para assegurar meios mais efetivos de aprendizagem. |
Abstract: | Technological advances have presented education with possibilities of using several digital tools to improve the teaching and learning process. The objective of this study is to analyze the impacts of the use of new technologies in the process of teaching Geometry in an EEEP in Palmácia. As a methodological process, quantitative and qualitative research were used, in the sense of gathering information present in studies already published, selecting them in the light of the ideas that cover the chosen theme, and revising them in the form of theoretical foundation as a basis for the research. In addition, structured questionnaires were applied to students and mathematics teachers at that school, as well as to observe three classes of Flat Geometry, one each year, based on the case study procedure, in order to identify and, later, analyze on teaching didactic methodology and student interaction the impacts of the use of new technologies in the teaching of geometry. Through these procedures, the research gained an exploratory character, since it allowed a greater familiarity with the problem, based on a bibliographic study, and interaction with individuals of ownership with the problem, through questionnaire resolution. After research, it was found that, in theory, the main national educational guidelines guide the realization of a pedagogical work that provides the student with the protagonism in the construction of knowledge and that this can be promoted through the use of new technologies as tools pedagogical. Furthermore, in a practical context, it was found that, both in teaching and in the student's view, the approach of flat geometry from digital tools gains relevant importance as it positively impacts the ability to materialize concepts, formulas and geometric representations, before seen only in a theoretical manner, in addition to enhancing student interaction in the didactic approach and in solving effectively proposed activities. Thus, it was concluded that the adoption of technological means provides more enlightening pedagogical practices regarding the knowledge construction processes in the area of geometry and how teachers can improve their activities to ensure more effective means of learning. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68701 |
Aparece nas coleções: | MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_mslsoares.pdf | 469,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.