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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68691
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Lima, Francisco Isael da Silva | - |
dc.contributor.author | Sampaio, Leonardo Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-06T14:05:12Z | - |
dc.date.available | 2022-10-06T14:05:12Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | SAMPAIO, Leonardo Ferreira. A gameficação como ferramenta de aprendizado na geometria plana. 2020. 32 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2020) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68691 | - |
dc.description.abstract | The present study aimed to present how gamification can be a tool for transmitting knowledge and how innovative and attractive it can be for students. In addition, to show how collaborative it can be in the learning of flat geometry, in particular the study of area and perimeter, which even today shows to be a complex content for some professionals, due to the lack of training and qualification in this content. For this, it was necessary a study on authors who defend this method for the development of student learning and thus we can insert technology more routinely in the school environment. To carry out this research, the bibliographic form was chosen, so we could show some applications and platforms and their applications and uses in the study of area and perimeter, the way they can be used and the diversity of resources they bring as methods to be inserted in the classroom and even outside of it with the intuition of leading the student, making him able to be part of the learning process. Finally, in this work, the conclusion of the research will be done, showing the researcher's vision regarding the presented theme. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.title | A gameficação como ferramenta de aprendizado na geometria plana | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.co-advisor | Brandão, Jorge Carvalho | - |
dc.description.abstract-ptbr | O presente estudo teve por objetivo apresentar como a gameficação pode ser uma ferramenta de transmissão de conhecimento e quanto ela pode ser inovadora e atraente para os discentes. Além disso, mostrar o quanto ela pode ser colaborativa no aprendizado da geometria plana, em particular o estudo de área e perímetro, que ainda hoje mostra ser um conteúdo complexo para alguns profissionais, por conta da ausência de formação e capacitação neste conteúdo. Para isso, fez-se necessário um estudo sobre autores que defendem esta metolodogia para o desenvolvimento do aprendizado do aluno e assim podermos inserir mais rotineiramente a tecnologia no ambiente escolar. Para realização da presente pesquisa, optou-se a forma bibliográfica, assim poderíamos mostrar alguns aplicativos e plataformas e suas aplicações e utilizações no estudo de área e perímetro, o modo como as mesmas podem ser usadas e a diversidade de recursos que trazem como métodos a serem inseridos em sala de aula e até mesmo fora dela com o intuito de protagonizar o aluno, tornando ele capaz de fazer parte do processo de aprendizagem. Por fim, serão feito neste trabalho, a conclusão da pesquisa, mostrando a visão do pesquisador diante do tema apresentado. | pt_BR |
dc.title.en | Gamification as a learning tool in plane geometry | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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