Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68652
Type: TCC
Title: Modelo de dimensionamento de sistemas elétricos auxiliares para veículos de expedição
Authors: Sampaio, Francisco Cláudio Gomes
Advisor: Rodrigues, Romulo do Nascimento
Keywords: Energias renováveis;Eficiência energética;Veículos de expedição;Sistema elétrico;Renewable energy;Energy efficiency;Expedition vehicles;Electrical system
Issue Date: 2022
Citation: SAMPAIO, Francisco Claudio Gomes. Modelo de dimensionamento de sistemas elétricos auxiliares para veículos de expedição: 2022. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energias Renováveis) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza,2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: O emprego racional de recursos energéticos, em especial os oriundos de fontes renováveis, durante a realização de expedições empregando veículos automotores é objeto de significativa relevância para a sociedade, uma vez que possibilita reduzir o uso de combustíveis fósseis; otimizar a eficiência no emprego de energia elétrica; fortalecer a autossuficiência energética; e, em última instância, reduzir o impacto gerado ao meio ambiente. Nesse sentido, o presente trabalho pode ser caracterizado como uma abordagem investigativa sobre eficiência energética veicular, mais especificamente como um estudo sobre a gestão de energia elétrica em expedições com o emprego de automóveis movidos a combustíveis fósseis, tendo como objetivo principal desenvolver uma metodologia de dimensionamento de sistemas elétricos auxiliares para veículos de expedição. O modelo foi aplicado a dois cenários com características operacionais distintas, em termos de necessidades de energia elétrica adicional e ambiente de operação, demonstrando sua utilidade no dimensionamento de sistemas elétricos auxiliares para atender aos requisitos operacionais estabelecidos com base nas necessidades operacionais identificadas. Os resultados da pesquisa podem ser aplicados para dimensionar sistemas auxiliares para veículos que dão suporte à indústria do turismo, de forma a viabilizar passeios turísticos e de aventura, e apoiar a prática de esportes náuticos em locais remotos, sejam de caráter comercial ou simplesmente para o lazer dos proprietários desses tipos especiais de viaturas.
Abstract: The rational use of energy resources, especially those from renewable sources, during expeditions using auto-vehicles is an object of significant relevance to society, since it makes it possible to reduce the use of fossil fuels; optimize efficiency in the use of electric energy; strengthen energy self-sufficiency; and, ultimately, reduce the impact generated on the environment. In this sense, the present work can be characterized as an investigative approach on vehicle energy efficiency, more specifically as a study on the management of electric energy in expeditions with the use of vehicles powered by fossil fuels, having as main objective to develop a methodology for dimensioning auxiliary electrical systems for expedition vehicles. The model was applied to two scenarios with different operational characteristics, in terms of additional electrical energy needs and operating environment, demonstrating its usefulness in dimensioning auxiliary electrical systems to meet established operational requirements based on identified needs. The research results can be applied to dimension auxiliary systems for vehicles that support the tourism industry, in order to make tourist and adventure tours viable, and to support the practice of sea water sports in remote locations, whether commercial or simply for the leisure of the owners of these special types of vehicles.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68652
Appears in Collections:ENGENHARIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_tcc_fcgsampaio.pdf2,04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.