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Type: TCC
Title: Avaliação da experiência do jogador: um breve panorama de instrumentos e oportunidades de pesquisa
Title in English: Player experience evaluation: a brief panorama of instruments and research opportunities
Authors: Aragão Filho, João Bosco Borges
Advisor: Darin, Ticianne de Gois Ribeiro
Keywords: Experiência do jogador;Experiência do usuário;Jogos digitais;Abordagens de avaliação;Player Experience;Evaluation Approaches
Issue Date: 2020
Citation: ARAGÃO FILHO, João Bosco Borges. Player experience evaluation: a brief panorama of instruments and research opportunities. 2020. 18 f. TCC (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: As influências, métricas e aplicações da Experiência do Usuário (UX) têm sido investigadas em diversos contextos e é reconhecida como uma força motriz para promover escolhas de desenvolvimento de jogos. Recentemente, tem havido um crescente interesse e necessidade de explorar a experiência no contexto de jogos digitais, que requerem formas particulares de componentes de Player Experience (PX) devido à sua interação. Essas particularidades dos jogos digitais trazem alguns modelos, características e métodos de avaliação específicos baseados nesse campo. Portanto, tanto os profissionais da indústria quanto os pesquisadores devem fazer escolhas informadas ao planejar essas avaliações. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um breve panorama de como o PX tem sido avaliado e discutir seus conceitos relacionados, com base na análise de 58 instrumentos de avaliação do PX. A análise de dados fornece uma visão sobre os rumos que a pesquisa sobre avaliação de PX está tomando e indica oportunidades futuras de pesquisa.
Abstract: The influences, metrics, and applications of User Experience (UX) have been investigated in various contexts and is acknowledged as a driving force to promote game development choices. Recently, there has been a growing interest and need to explore the experience in the context of digital games, which require particular forms of Player Experience (PX) components due to their interaction. These particularities of digital games bring some specific models, characteristics and evaluation methods based on this field. Therefore, both industry professionals and researchers must make informed choices when planning these assessments. This research aims to provide a brief panorama on how PX have been evaluated, and discuss its related concepts, based on the analysis 58 PX evaluation instruments. The data analysis provides a glance on the directions the research on PX evaluation is taking and indicates future research opportunities.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68621
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