Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68596
Tipo: | Dissertação |
Título : | Desigualdade educacional no ensino público: educação de jovens e adultos no ENEM |
Autor : | Silva, Maria da Conceição |
Tutor: | Sousa, Francisca Zilânia Mariano |
Co-asesor: | Benevides, Alesandra de Araújo |
Palabras clave : | Educação de Jovens e Adultos;Ensino Regular;Diferencial de Desempenho |
Fecha de publicación : | 2022 |
Citación : | SILVA, Maria da Conceição. Desigualdade educacional no ensino público: educação de jovens e adultos no ENEM. 2022. 51f. Dissertação (Mestrado em Economia do Setor Público) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Programa de Economia Profissional - PEP, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza (CE), 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | Esta pesquisa analisa os diferenciais de desempenho acadêmico entre os estudantes da EJA e do ensino médio regular nas cinco áreas do conhecimento e na média geral do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no Brasil e em suas regiões. Para tanto, foram utilizados os microdados do ENEM e do Censo Escolar de 2018. Visando isolar os efeitos da EJA de outros fatores que possam afetar os resultados acadêmicos dos estudantes, recorreu-se ao método de Pareamento por Escore de Propensão, uma técnica que permite reduzir os desequilíbrios nas distribuições de características dos estudantes da EJA e do ensino regular. Os resultados da pesquisa evidenciam uma superioridade do sistema regular de ensino na produção de conhecimento comparativamente à modalidade de ensino EJA, mostrando-se mais eficiente em potencializar habilidades cognitivas importantes para a qualificação profissional e continuidade do investimento em capital humano. Portanto, existem grandes desigualdades de oportunidades de acesso ao ensino universitário entre as modalidades estudadas, sobretudo, nas regiões Sul e Centro-Oeste do país, onde os diferenciais de notas foram mais expressivos. |
Abstract: | This research analyzes the differences in academic performance between EJA and regular high school students in the five areas of knowledge and in the general average of the National High School Exam (ENEM) in Brazil and its regions. Aiming to isolate the effects of EJA from other factors that may affect the academic results of students, the Propensity Score Matching method was used, a technique that allows reducing imbalances in the distribution of characteristics of EJA and regular education students. The research results show a superiority of the regular education system in the production of knowledge compared to the EJA teaching modality, proving to be more efficient in enhancing important cognitive skills for professional qualification and continuity of investment in human capital. Therefore, there are great inequalities in opportunities for access to university education between the modalities studied, especially in the South and Center-West regions of the country, where the differences in grades were more expressive. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68596 |
Aparece en las colecciones: | PEP - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_dis_mcsilva.pdf | 592,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.