Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68565
Tipo: TCC
Título : Gamificação no ensino de biologia: o RPG (Role-Playing Game) como proposta de mediação da aprendizagem no Ensino Médio
Autor : Sousa, Antonio Carleones Oliveira
Tutor: Munguba, Marilene Calderaro da Silva
Palabras clave : Ensino de biologia;Gamificação;Role Playing Game
Fecha de publicación : 2022
Citación : SOUSA, Antonio Carleones Oliveira. Gamificação no ensino de biologia: o RPG (Role-Playing Game) como proposta de mediação da aprendizagem no Ensino Médio. 2022. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumen en portugués brasileño: A gamificação consiste em usar elementos de jogo em situação de não jogo. Tal conceito, quando apresentado nas suas possibilidades de aplicação na educação, foi o principal motivador desse estudo, por perceber o quanto a gamificação se aproximava do que já pretendia fazer em sala de aula durante as experiências de estágio. Tem como objetivo geral descrever o uso de um método alternativo de ensino de biologia mediante o uso da gamificação, no ensino médio, oferecendo mais uma possibilidade para o ensino, de modo a proporcionar aos professores uma atividade funcional pautada por uma didática que estimule o aprendizado dos alunos por meio do lúdico. Este estudo se configura como descritivo e estrutura-se como relato de experiência, com abordagem qualitativa. Elegeu-se o RPG (original Role Playing Game) como uma importante alternativa de gamificação de aula, e, em especial, no ensino de biologia. A abordagem parte da criação de fichas. Uma Ficha do jogador, (para alunos) e uma Ficha do Mestre (para professores), que dever ser usada durante as aulas, focando não num conteúdo específico de biologia, mas no desenrolar das aulas de biologia. As fichas, baseadas em fichas de RPG, objetivam acompanhar o desenvolvimento do estudante na disciplina. Os resultados dos estudos são promissores e com contribuições favoráveis ao ensino de biologia no Ensino Médio. A gamificação tem potencial de motivar os alunos em sala, fazendo do espaço da sala um lugar onde a aprendizagem pode ser prazerosa da mesma forma que o jogo é para o ser humano.
Abstract: Gamification consists of using game elements in a non-game situation. This concept, when presented in its possibilities of application in education, was the main reason for this study, by realizing how close gamification was to what I already intended to do in the classroom during the internship experiences. Its general objective is to describe the use of an alternative method of teaching biology by using gamification in high school. Offering one more possibility of teaching, in order to provide teachers with a functional activity guided by a didactic that stimulates the learning of students through a ludic way. This study is descriptive and is structured as an experience report, with a qualitative approach. The RPG (Role Playing Game) was chosen as an important alternative for classroom gamification, and especially in the teaching of biology. The approach starts from the creation of report sheets. A Player Sheet (for students) and a Master Sheet (for teachers), which should be used during classes, focusing not on a specific biology content, but during the biology classes. The report sheets, based on RPG report sheets, aim to follow the student's development in the subject. The results of the studies are promising and with successful contributions to the teaching of biology in High School. Gamification has the potential to motivate students, making the classroom a space where learning can be pleasurable in the same way that games are for human beings.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68565
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_tcc_acosousa.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.