Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68560
Tipo: | TCC |
Título : | Ensino de matemática financeira por meio de recursos tecnológicos on-line |
Título en inglés: | Teaching financial mathematics through online technological resources |
Autor : | Araújo, José Filipe Ramos de |
Tutor: | Policarpo, Samy Clever |
Palabras clave : | Matemática financeira;Tecnologia educacional;Aprendizagem |
Fecha de publicación : | 2020 |
Citación : | ARAÚJO, José Filipe Ramos de. Ensino de matemática financeira por meio de recursos tecnológicos on-line. 2020. 34 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Quiterianópolis 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho visou analisar o ensino da matemática financeira por meio de recursos tecnológicos on-line, apresentando a importância do seu ensino de forma a satisfazer as necessidades de formação dos estudantes, possibilitando desenvolver habilidades para lidar com questões envolvendo esse conhecimento. A pesquisa foi executada com uma turma do segundo ano do ensino médio em uma escola pública da cidade de Quiterianópolis, no estado do Ceará. Os resultados apresentados foram recolhidos através da aplicação de questionários abordando situações-problema voltados para a realidade na qual os alunos se encontram, os dados foram debatidos comparando as duas aplicações realizadas: sem e com o auxílio do recurso calculadora do cidadão, em primeiro momento ao realizar a aplicação sem o auxílio da calculadora a média de nota da turma obtida foi de 2,15, podendo-se perceber as dificuldades apresentadas pelos alunos na interpretação do enunciado e no desenvolvimento das fórmulas. Na aplicação realizada com a calculadora do cidadão, a média da turma obtida foi de 6,77, uma diferença de 4,6 pontos a mais que na primeira aplicação. O uso do recurso de ensino, incluindo as tecnologias de informação e comunicação, ligadas ao ensino da matemática financeira, auxiliou na compreensão e desenvolvimento do assunto trabalhado e na aproximação da realidade dos alunos, construindo o conhecimento voltado para a vida do aluno em sociedade. |
Abstract: | This paper aimed to analyze the teaching of financial mathematics through online technological resources, presenting the importance of its teaching in order to provide the training necessities of learners, enabling the development of skills to deal with issues involving this subject. The research was performed to a classroom on second year in high school class in a public school in the town of Quiterianópolis, in the state of Ceará. The results presented were collected through the application of questionnaires addressing problem situations focused on the reality in which the learners find themselves, the data were discussed comparing the two applications performed: without and with the aid of the citizen’s calculator feature, in the first moment when performing the application without help of the calculator the average grade of the class obtained was 2,15, and one can see the difficulties presented by the learners in interpreting the statement and developing the formulas. In the application made with the citizen’s calculator the average of the class obtained was 6,77, a difference of 4,6 points more than in the first application. The usage of the teaching resource, including information and communication technologies, linked to the teaching of financial mathematics, helped in the understanding and development of the subject worked and in approaching the reality of the learners, building the knowledge geared to the life of the student in society. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68560 |
Aparece en las colecciones: | MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_jfraraujo.pdf | 635,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.