Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68407
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Potencial Neutralizante de Carbonatos da Plataforma Continental como Corretivos Agrícolas, Nordeste do Brasil, Ceará
Autor(es): Marques, Wanessa Sousa
Lima, Enjolras de Albuquerque Medeiros
Sia, Alcides Nobrega
Ferreira, Valderez Pinto
Freire, George Satander Sá
Palavras-chave: Plataforma Continental;Carbonato de Cálcio - Concentração;Plataforma Continental - Carbonato de Cálcio
Data do documento: 2009
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Geologia
Citação: MARQUES, Wanessa Souza; LIMA, Enjolras de Albuquerque Medeiros; SIAL, Alcides Nobrega ; FREIRE, George Satander Sá. Potencial Neutralizante de Carbonatos da Plataforma Continental como Corretivos Agrícolas, Nordeste do Brasil, Ceará. Revista de Geologia, Fortaleza, v. 22, p. 198-203, 2009.
Abstract: Foram realizados cálculos para inferir a ação neutralizante, como corretivos agrícolas, de sedimentos da plataforma continental do Ceará, utilizando o padrão de equivalência (ECaCO3) do óxido de cálcio (1,79) e do óxido de magnésio (2,48), e os teores de CaO(%) e MgO(%) dos sedimentos analisados. Verificou-se que esses sedimentos têm potencialidade como corretivos agrícolas em relação ao poder de neutralização (PN), e à soma CaO+MgO, estando acima dos limites mínimos (67% e 38% respectivamente), exigidos, restando a análise da reatividade no solo, e do poder relativo de neutralização total (PRNT), em caso de exploração para uso agrícola. Adicionalmente, esses carbonatos são promissores como nutrientes, em relação aos teores de magnésio, apresentando calcita com 20% e 30% de magnésio, associado a regiões de águas rasas, a regiões de substrato quartzo-arenoso referentes a antigas linhas de costa, e à biota bentônica. Talvez os carbonatos de tais regiões prevaleçam como nutrientes agrícolas. O fato de esses carbonatos apresentarem potencialidade como corretivos agrícolas sugere o desenvolvimento de estudos para redução de impactos ambientais em caso de extração em larga escala. Em princípio, deve-se desenvolver estudos comparativos entre amostras pontuais em diversas regiões da plataforma, no que se refere a reatividade (RE) e ao (PRNT).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68407
ISSN: 1980-900X
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_art_wsmarques.pdf776,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.