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Tipo: TCC
Título: O avanço da tecnologia bancária e seus efeitos sobre a demanda de mão-de-obra do setor
Autor(es): Matos, Antonio Vandemberg Barbosa de
Orientador: Silva, José Henrique Felix
Palavras-chave: Serviços bancários;Oportunidades de emprego;Desenvolvimento Tecnológico;Tecnologias;Atendimento ao cliente
Data do documento: 2019
Citação: MATOS, A. V. B. O avanço da tecnologia bancária e seus efeitos sobre a demanda de mão-de-obra do setor. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar o avanço da tecnologia bancária de atendimento aos clientes e seus efeitos sobre a demanda de mão-de-obra deste setor. No Brasil, os bancos buscam novas formas de competir no mercado financeiro, garantindo ganhos de produtividade e redução de custos. Neste sentido, as instituições financeiras investem em automação e em tecnologia para aumentar sua carteira de clientes que utilizam aplicativos, caixas eletrônicos e internet banking. Foram utilizados dados secundários a nível de Brasil para o período de 1998 a 2018, provenientes de várias fontes: Banco Central (BACEN), Ministério do Trabalho (MT), Federação Nacional dos Bancos (FEBRABAN), Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e Itaú Unibanco. Os dados foram tratados pelo método descritivo. É suposto que o avanço da tecnologia trouxe maiores incertezas para os trabalhadores bancários e a efetiva redução no número de postos de trabalho como decorrência do atendimento direto ao público por meios eletrônicos. Os resultados mostram que o avanço tecnológico ocasionou desemprego nas instituições bancárias a partir da extinção de muitas de suas funções.
Abstract: This article aims to analyze the advancement of customer service banking technology and its effects on labor demand in this sector. In Brazil, banks are looking for new ways to compete in the financial market, reducing savings and costs. In this sense, as financial institutions, invest in automation and technology to grow your customer base using applications, ATMs and internet banking. Secondary data were used for Brazil from 1998 to 2018, collected from the Central Bank (BACEN), Ministry of Labor (MT), National Federation of Banks (FEBRABAN), Inter-Union Department of Statistics and Socioeconomic Studies (DIEESE) and Itaú Unibanco. Data were treated by the descriptive method. It is argued that the advancement in technology has brought greater uncertainty for bank employees and an effective reduction in jobs as a result of direct customer service by electronic means. The results presented or the technological advance cause unemployment in the banking institutions after the extinction of many of their functions.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68399
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