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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68383
Tipo: | Dissertação |
Título: | Relatório técnico sobre roda de conversa online: Parentalidade no autismo - rodas de conversa online |
Autor(es): | Andrade, Julyana Lima Vasconcelos |
Orientador: | Furtado, Luis Achilles Rodrigues |
Palavras-chave: | Autismo;Covid-19;Políticas públicas |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | ANDRADE, J. L. V. Relatório técnico sobre roda de conversa online: Parentalidade no autismo - rodas de conversa online. 2022. 56 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas) - Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2022. |
Resumo: | O transtorno do Espectro Autista – TEA é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento pelo Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais - DSM-V. A experiência de deparar-se com a condição autística de um filho, pode provocar um rompimento dos ideais por partes dos pais, que atravessam olhares e falas de familiares e amigos, além de frequentemente se depararem com apontamentos da escola sobre peculiaridades no comportamento de seus filhos até que se inicie um processo de investigação diagnóstica. Durante esse período surgem questões, sentimentos de desamparo, fracasso, que sinalizam uma experiência de sofrimento que nos convoca a pensar na dimensão de cuidados direcionados à uma criança autista ou em grave sofrimento psíquico e na engrenagem de produção de saberes científicos que esse sintagma do autismo revela. Esse contexto nos implica a pensar no entorno dos sintomas, do diagnóstico e da responsabilidade dos familiares de sujeitos autistas que vivenciam esses conflitos em meio a pandemia de COVID-19, onde o isolamento social se torna uma recomendação expressa da Organização Mundial de Saúde – OMS, e tem como consequência direta a ruptura com os antigos modos de viver, colocando a todos em uma experiência de vida inédita, acrescida de novos desafios. Portanto, nossa produção consiste em um relatório técnico conclusivo de assessoria referente às rodas de conversa online propostas de forma independente e que foram incorporadas às ações de extensão do projeto Água de Chocalho, vinculado ao Laboratório de Clínica, Sujeito e Políticas Públicas – CLIPSUS, pela Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral e do Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas – UFC – Campus Sobral. Ao todo tivemos 189 beneficiários diretos (familiares, filhos e sujeitos autistas que se interessavam em participar da roda) e 756 beneficiários indiretos sendo a comunidade que rodeia esses sujeitos. Nosso período de coleta de dados aconteceu de junho de 2020 até junho de 2021, totalizando 25 rodas. Para análise e discussões dos dados coletados usaremos a análise de conteúdo de Bardin (2016) considerando o caráter qualitativo da pesquisa. Como resultado pudemos construir três categorias de análise: “A pandemia da COVID-19 e os impactos na vida das crianças e familiares de sujeitos autistas”; “maternidade, família e autismo” e “experiências escolares de sujeitos autistas e as políticas públicas”. Esse trabalho se pauta nos pressupostos éticos, clínicos, teóricos e metodológicos da psicanálise, portanto, o saber decorrente da experiência, adotamos esse pressuposto, surgiria num só-depois, a posteriori, tempo próprio a elaboração inconsciente. Dessa forma, mostra-se imprescindível a construção ou manutenção de espaços de acolhimento e espaços dialógicos para familiares de sujeitos autistas compreendendo a potência que esses encontros possuem. Permitir que os familiares sejam acolhidos, que eles possam participar das estratégias de inclusão ou do planejamento terapêutico é poder construir políticas alinhadas a realidade dessas inúmeras famílias, especialmente as mães, que vivenciam a experiencia de cuidar de um sujeito dito autista com pouco ou quase nenhum suporte. |
Abstract: | Autism Spectrum Disorder (ASD) is considered a neurodevelopmental disorder by the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-V). Facing an autistic condition of a child, the parents may feel a disruption of ideals. Until the diagnosis investigation process begin, the parents go through certain looks and says from relatives and friends, in addition to some notes from school about the peculiarities of their child's behavior. During this time, questions arise, along with helplessness and failure feelings that summon us to think about the extent of care directed towards an autistic child or in severe psychological distress as well as in the gear of the production of scientific knowledge that the syntagma of autism reveals to us. This context demands us to think about symptoms, diagnosis and responsibility of autistic family members who experience conflicts in the midst of COVID-19 pandemic, where social isolation becomes an express recommendation of World Health Organization (WHO), having as a direct consequence the disruption in old ways of living, putting everyone in an unprecedented life experience, in addition to new challenges. Therefore, our production consists of a conclusive technical advisory report regarding online conversation circles proposed independently that were later incorporated into the extension actions of Água de Chocalho project, associated to the Laboratório de Clínica, Sujeito e Políticas Públicas (CLIPSUS) [Laboratory of Clinic, Subject and Public Policy], from Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral [Federal University of Ceará] and from the Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas [Professional Master in Psychology and Public Policy]. In total, we had 189 direct beneficiaries (family members, children and autistic subjects that were interested in participating in the circle) and 756 indirect beneficiaries as the community that surrounds these subjects. Our data collection happened from June 2020 to June 2021, counting 25 conversation circles. For analysis and discussions of the collected data, we used Bardin's content analysis (2016), considering the qualitative nature of the search. As a result, we were able to build three categories of analysis: “COVID-19 pandemic and the impacts on the life of children and family members of autistic subjects”; “motherhood, family and autism” and “school experience of autistic subjects and public policy”. This work is guided by ethical, clinical, theoretical and methodological assumptions of psychoanalysis. Therefore, adopting these assumptions, the knowledge resulting from the experience would appear après-coup, a posteriori, a proper time of elaboration on the unconscious. Thus, it is essential to build and maintain welcoming and dialogical spaces for autistic family members, understanding the power that these encounters have. In order to build policies in sync with the reality of these countless families, specially mothers, that experience the care of a so-called autistic subject with almost no support, we must welcome family members so they can take part in the inclusion strategies and therapeutic planning. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68383 |
Aparece nas coleções: | MPPPP - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC |
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2022_dis_jlvandrade.pdf | ANDRADE, J. L. V. Relatório técnico sobre roda de conversa online: Parentalidade no autismo - rodas de conversa online. 2022. 56 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas) - Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2022. | 917,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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