Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68380
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartins, Ana Carolina Borges Leão-
dc.contributor.authorMendes Júnior, Paulo Roberto-
dc.date.accessioned2022-09-20T11:53:24Z-
dc.date.available2022-09-20T11:53:24Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMENDES JÚNIOR, P. R. Gênero e educação infantil: Atravessamentos e olhares docentes. 2022. 46 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas) - Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68380-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleGênero e educação infantil: atravessamentos e olhares docentespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorVasconcelos, Francisco Ullissis Paixão e-
dc.description.abstract-ptbrA presente dissertação é fruto dos afetos e desafetos produzidos pelo atual contexto político-social do Brasil, que nos últimos anos discute políticas públicas de educação por diferentes olhares, entre eles a perspectiva das correntes conservadora e progressista. Compreende- se que sua importância é justificada por possibilitar compreender os olhares e atravessamentos das ações pedagógicas dos professores junto as crianças. Assim, tive por objetivo analisar os conceitos dos docentes da Educação Infantil do Munícipio de Sobral, acerca da categoria gênero, através de seus discursos. A articulação gênero e infâncias é um desafio, pois carrega uma complexidade teórica e metodológica, além de uma percepção política e social por vezes polêmicas. Por isso, o referencial teórico utilizado se baseou nos pressupostos teóricos de Michel Foucault, Judith Butler, Guacira Lopes Louro, Alfredo Veiga-Neto e outros autores pós-estruturalistas. A metodologia, de perspectiva qualitativa, ouviu 5 professoras da Educação Infantil, a partir de 2 momentos distintos: uma roda de conversa situacional, na qual foram apresentadas situações para os docentes debaterem; e o segundo momento conceitual, com 2 perguntas diretas sobre Gênero e Educação Infantil. A escola selecionada para a pesquisa foi o Centro de Educação Infantil José Lourenço da Silva, que contava com 162 alunos matriculados até o ano de 2020 e 8 professoras. Os dados foram analisados sob a ótica de uma análise pós-crítica e textos foucaultianos. Por fim, esse trabalho foi utilizado para a proposição de produto-técnico que será um Plano Formativo para docentes da Educação Infantil. A partir das leituras, pôde-se perceber a necessidade de formação permanente das docentes da Educação Infantil no tangente à categoria gênero e suas repercussões no cotidiano de forma crítica e distanciada de discursos binários. Além disso, observou-se uma reprodução desses discursos pelas profissionais e uma quebra dessa lógica por parte das crianças ao desconsertarem estruturas vigentes.pt_BR
Aparece nas coleções:MPPPP - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_dis_prmendesjunior.pdfMENDES JÚNIOR, P. R. Gênero e educação infantil: Atravessamentos e olhares docentes. 2022. 46 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas) - Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2022.537,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.