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Type: TCC
Title: Redesign do Terapio : aplicativo de telemedicina para auxílio do processo de atendimento e reabilitação fisioterapêutica
Authors: Figueiredo, Nathália Ferreira de
Advisor: Aguilar, Paulo Armando Cavalcante
Keywords: Fisioterapia;Telemedicina;Aplicativos móveis;Projetos de inovação
Issue Date: 2022
Citation: FIGUEIREDO, Nathália Ferreira de. Redesign do Terapio : aplicativo de telemedicina para auxílio do processo de atendimento e reabilitação fisioterapêutica.2022. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: O Terapio é um serviço de telemedicina que, através de vídeos, áudios, chatbot, alarme e lembretes de exercícios, procedimentos, alimentação especial ou medicamentos que foram passados pela equipe médica no que se refere ao tratamento “home-care”, além de outras ações de autocuidado e outras mídias, serve e auxilia no acompanhamento de pacientes crônicos, oncológicos ou que necessitem uma atenção especial e tenham dificuldade de obter atendimento presencial com frequência. Assim, o uso do app para auxiliar no acompanhamento de forma mais fácil, interativa e rápida para os pacientes ou cuidadores. Também teremos um chatbot com informações básicas e FAQ, para facilitar na resolução de dúvidas gerais que os usuários venham a ter. Dessa forma, procuramos amenizar o problema da sobrecarga da equipe médica de pacientes crônicos no que se refere à orientação, acompanhamento de prognóstico e autocuidado do tratamento realizado pelo paciente já fora do ambiente clínico, normalmente, em casa. Muitos hospitais e instituições de saúde não conseguem produzir seu próprio conteúdo, por exemplo, vídeos explicativos e textos direcionados para determinado público. A dificuldade em produzir o próprio conteúdo se deve pelo alto custo das agências de produção de conteúdo, além da indisponibilidade de tomar tempo da equipe médica para produzir esse tipo de conteúdo. Dessa forma, os pacientes de oncologia, doenças infecciosas e/ou persistentes ficam desassistidos em relação às dúvidas sobre medicações, exercícios de tratamento, cuidados de higiene com sondas, por exemplo. Visto que muitas vezes existe uma rotatividade na equipe de apoio e o paciente ligando para o hospital, quando atendido, não consegue as informações desejadas, o que pode piorar sua situação de saúde, o presente trabalho visa desenvolver uma solução digital que auxilie fisioterapeutas e seus pacientes no processo da consulta clínica. Este trabalho tem como objetivo mostrar o processo de metodologia de pesquisa que levou à construção da solução digital e como ela seria efetiva no suprimento das necessidades que os pacientes e os fisioterapeutas apresentam quanto à consulta fisioterapêutica a partir de testes de usabilidade. Dessa forma, mostramos uma remodelagem do design das telas a partir dos resultados obtidos pelos feedbacks dos usuários.
Abstract: Terapio is a telemedicine service that, through videos, audios, chatbot, alarm and reminders of exercises, procedures, special food or medications that were given by the medical team regarding the "home-care" treatment and other self-care actions, as well as other media, serves and assists in the follow-up of chronic, oncological patients or those who need special attention and have difficulty obtaining face-to-face care frequently. Thus, the use of the app to assist in the follow-up in an easier, interactive and faster way for patients or caregivers. We will also have a chatbot with basic information and FAQ to facilitate the resolution of general doubts that users may have. In this way, we seek to alleviate the problem of the overload of the medical team of chronic patients with regard to guidance, monitoring of prognosis and self-care of the treatment performed by the patient outside the clinical environment, usually at home. Many hospitals and health institutions are unable to produce their own content, such as explanatory videos, texts aimed at a certain audience. The difficulty in producing their own content is due to the high cost of content production agencies, in addition to the unavailability of take time from the medical team to produce this type of content. In this way, oncology patients, infectious and/or persistent diseases are unassisted in relation to doubts about medications, treatment exercises, hygiene care with probes, for example. Since there is often a rotation in the support team and often the patient calling the hospital, when attended, does not get the desired information, which can worsen their health situation, the present work aims to develop a digital solution that helps physiotherapists and their patients in the clinical consultation process. This work aims to show the research methodology process that led to the construction of the digital solution and how it would be effective in meeting the needs that patients and physical therapists have regarding the physical therapy consultation based on usability tests. In this way, we show a remodeling of the screen design based on the results obtained from user feedback.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68205
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