Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68199
Tipo: TCC
Título : "As melhores lembranças são dela": representações da memória em Blade Runner 2049 (2017)
Autor : Dias, Ana Luiza da Silva
Tutor: Vieira, Maria Sulamita de Almeida
Palabras clave : Blade Runner 2049;Sociologia do cinema;Antropologia do cinema;Memória;Ficção científica
Fecha de publicación : 2022
Citación : DIAS, Ana Luiza da Silva. "As melhores lembranças são dela": representações da memória em Blade Runner 2049 (2017). 2022. 81 f. Monografia (Graduação em Ciências Sociais) – Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho tem como objetivo analisar representações da memória no filme Blade Runner 2049, dirigido pelo franco-canadense Denis Villeneuve, e lançado em 2017, à luz das Ciências Sociais. Para isso, busco situar o cinema como produto cultural que veicula visões de mundo dos “setores sociais” que o produziram; descrevo a abordagem socioantropológica dos estudos da memória, particularmente as contribuições que destacam sua importância para a construção e o fortalecimento da identidade humana, seja coletiva ou individual; por fim, estabeleço o gênero ficção científica como meio através do qual expõem-se, literária e cinematograficamente, receios humanos diante do desconhecido. São convocados textos de áreas de estudo de Cinema, Memória e Ficção Científica de modo a prover fundamentação teórica para a realização da análise proposta. Por fim, sinalizo a escassez de literatura que articule interlocuções entre tais áreas de maneira interseccional – por exemplo, entre Cinema e Memória, Ciências Sociais e Ficção Científica, etc –, uma carência que certamente sinaliza a necessidade de maior atenção de pesquisadores das Ciências Sociais a tão ricas áreas de estudo.
Abstract: The present work aims to analyze representations of memory in Blade Runner 2049, directed by French-Canadian Denis Villeneuve and released in 2017, through the lenses of Social Sciences. To achieve this, I seek to situate cinema as a cultural product that conveys worldviews of the social sectors that produced it; I describe the socio-anthropological approach of memory studies, particularly the contributions that highlight its importance for the construction and strengthening of human identity, whether collective or individual; finally, I establish the science fiction genre as a means through which human fears are literary and cinematically exposed in the face of the unknown. Texts from Cinema, Memory and Science Fiction studies are called upon in order to provide theoretical foundations to the proposed analysis. Finally, I point out the difficulty of finding literature that articulates intersectional interlocutions between such rich areas of study – for example, between Cinema and Memory, Social Sciences and Science Fiction, etc.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68199
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS SOCIAIS NOTURNO- Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_tcc_alsdias.pdf648,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.