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Tipo: TCC
Título : Onde, em nós, a casa mora: sobre os afetos na Educação Infantil
Autor : Elias, Vitória Kassandra da Silva
Tutor: Pinto, Georgia Albuquerque de Toledo
Palabras clave : Afetividade;Acolhimento escolar;Educação Infantil;Affection;School adaptation
Fecha de publicación : 2021
Citación : ELIAS, Vitória Kassandra da Silva. Onde, em nós, a casa mora: sobre os afetos na Educação Infantil. Orientadora: Geórgia Albuquerque de Toledo Pinto. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumen en portugués brasileño: O período de adaptação escolar representa uma fase de muitas mudanças para a criança. A partir de uma concepção de afetividade como ferramenta que facilita o processo de mediação desse período, é possível garantir a construção de um ambiente acolhedor e seguro, onde a criança seja atendida em suas necessidades e especificidades e, dessa forma, possa interagir com o meio escolar e participar ativamente das vivências propostas. Para tanto, é necessário que todos os envolvidos participem, buscando uma relação de diálogo, parceria, trocas de experiências, bem como disponha de um planejamento que, considerando as singularidades de cada criança e seus ritmos, oriente esse processo e pense esse momento de acolhida de forma a garantir a flexibilidade necessária ao mesmo. Nesse sentido, a preparação para o acolhimento escolar deve contar com a articulação entre a teoria e a prática, expressando, na prática, a ideia de afetividade enquanto elemento trabalhado com intencionalidade pedagógica e necessário à construção de vínculos entre a criança e o adulto de referência.
Abstract: The school adaptation period represents a phase of many changes for the child. From a concept of affectivity as a tool that facilitates the mediation process of this period, it is possible to ensure the construction of a welcoming and safe environment, where the child is attended to in their needs and specificities and, thus, can interact with the environment of school and actively participate in the proposed experiences. Therefore, it is necessary that everyone involved participate, seeking a relationship of dialogue, partnership, exchange of experiences, as well as having a plan that, considering the singularities of each child and their rhythms, guide this process and think about this moment of welcome in order to guarantee the necessary flexibility. In this sense, the preparation for the adaptation period must rely on the articulation between theory and practice, expressing, in practice, the idea of affectivity as an element worked with pedagogical intention and necessary for the construction of bonds between the child and the adult of reference.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68089
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