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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Tensões aplicadas no solo pelas diferentes pressões do pneu de um trator agrícola
Título em inglês: Soil tensions from different pressures caused by farm tractor tires
Autor(es): Mion, Renildo Luiz
Holanda, Áurea Silva de
Barroso, Suelly Helena de Araújo
Silva, Samuel de Almeida Torquato e
Palavras-chave: Método dos elementos finitos;Módulo resiliente;Compactação;Pneus
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Engenharia Agrícola
Citação: MION, Renildo L. et al. Tensões aplicadas no solo pelas diferentes pressões do pneu de um trator agrícola. Engenharia Agrícola, vol. 36, n. 1, p. 63-77, 2016. DOI: 10.1590/1809-4430-Eng.Agric.v36n1p63-77/2016
Resumo: A distribuição das tensões provocadas por rodados das máquinas agrícolas é dependente da carga da roda e da pressão interna do pneu, bem como das condições do solo. O objetivo do presente trabalho consistiu em avaliar numericamente a distribuição dos deslocamentos e das tensões atuantes em um solo coletado no Estado do Ceará, provocada pela passagem de um trator agrícola. O peso individual do pneu traseiro (dimensões 18.4-34 R1) em que foi medida a área de contato do pneu com o solo era de 17,1 kN. Nas análises numéricas, baseadas no método dos Elementos Finitos, foram considerados diferentes valores da pressão interna do pneu (96,5 kPa, 124,0 kPa, 151,0 kPa e 179,0 kPa) com suas respectivas áreas de contato (0,2256 m2, 0,1660 m2, 0,1522 m2 e 0,1393 m2). A partir dos resultados obtidos, verificou-se que as tensões verticais encontradas na superfície do solo foram aproximadamente iguais às pressões de inflação dos pneus. A menor pressão provocou a menor tensão no solo, demonstrando a importância da redução das pressões na diminuição da compactação do solo até profundidades de 0,30 m. As maiores pressões causaram as maiores deformações no solo provocadas pela diminuição da área de contato pneu/solo. Ficou evidente neste estudo que é necessário buscar soluções para reduzir as pressões de trabalho de forma a causar menor compactação superficial do solo devido às tensões verticais e horizontais.
Abstract: The distribution of tensions caused by agricultural machinery depends on wheel load and inner tire pressure, as well as soil conditions. This study aimed to evaluate numerically displacements and tensions caused by tractor traffic on soil from the state of Ceará, Brazil. The rear tire weight (size 18.4-34 R1) on its contact area with the soil was 17.1 kN. Different inner pressures were considered in the numerical analysis based on the method of Finite Elements (96.5 kPa, 124.0 kPa, 151.0 kPa and 179.0 kPa), with their respective contact areas (0.2256 m2, 0 .1660 m2, 0.1522 m2 and 0.1393 m2). Our findings showed that vertical tensions on soil surface were nearly equal to tire inflation pressures. The lower pressure promoted less tension on the soil, showing that pressure reduction is necessary for further decreases on soil compaction up to a depth of 0.30 m. We also concluded that is essential to seek for solutions to reduce operating pressures, in order to decrease surface soil compaction derived from vertical and horizontal tensions.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68056
ISSN: 0100-6916
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