Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68047
Tipo: | TCC |
Título : | Desenvolvimento de um aplicativo móvel em forma de jogo híbrido para auxiliar alunos no aprendizado do conteúdo de interações intermoleculares |
Título en inglés: | Development of a mobile application in the form of a hybrid game to assist students in learning the content of intermolecular interactions |
Autor : | Nascimento, David Macedo do |
Tutor: | Leite Júnior, Antônio José Melo |
Palabras clave : | Jogo híbrido;Interações intermoleculares;Aplicativo móvel |
Fecha de publicación : | 2021 |
Citación : | NASCIMENTO, David Macedo do. Desenvolvimento de um aplicativo móvel em forma de jogo híbrido para auxiliar alunos no aprendizado do conteúdo de interações intermoleculares. 2021. 52 f. TCC (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um jogo híbrido, de nome Interactions 500, formado por uma aplicação digital para smartphones, além de um tabuleiro físico, contendo conteúdo de revisão de tópicos relacionados à Interações Intermoleculares. Para isso, buscou-se apresentar uma solução que contemplasse os principais aspectos de criação de um aplicativo do gênero, para com isso descrever as tecnologias e práticas postas em prática durante o seu desenvolvimento. A partir da aplicação criada, um experimento foi realizado entre alunos do curso de Química da UFC e alunos da Universidade de Montpellier, na França, para avaliar principalmente questões relacionadas ao design, conteúdo, jogabilidade, utilidade, usabilidade e aprendizado. Ao final do estudo, acredita-se que os objetivos do presente trabalho tenham sido alcançados e compreende-se que que de maneira geral, a utilização do Interactions 500 como uma ferramenta educacional para auxiliar os alunos na revisão de tópicos relacionados às Interações Intermoleculares gerou benefícios consideráveis ao aluno. |
Abstract: | This work aims to present the development of a hybrid game, named Interactions 500, formed by a digital application for smartphones, in addition to a physical game board, containing content for reviewing topics related to Intermolecular Interactions. To this end, was sought to present a solution that contemplated the main aspects of creating an application of its kind, in order to describe the technologies and practices put into practice during its development. From the created application, an experiment was carried out among students of the Chemistry course at UFC and students at the University of Montpellier, in France, to evaluate mainly issues related to design, content, gameplay, utility, usability and learning. At the end of the study, it is believed that the objectives of the present work have been achieved and it is understood that, in general, the use of Interactions 500 as an educational tool to assist students in reviewing topics related to Intermolecular Interactions generated considerable benefits to the student. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68047 |
Aparece en las colecciones: | SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_dmnascimento.pdf | 4,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.