Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67763
Tipo: TCC
Título : O uso dos jogos como metodologia de ensino de matemática no ensino fundamental II na Escola Vicente Ferreira do Vale em Redenção -Ce
Título en inglés: The use of games as a methodology for teaching mathematics in elementary school II at the Vicente Ferreira do Vale School in Redenção -Ce
Autor : Bandeira, Francisca Cláudia Florêncio
Tutor: Brandão, Jorge Carvalho
Palabras clave : Ensino de matemática;Jogos no ensino de matemática;Metodologia
Fecha de publicación : 2020
Citación : BANDEIRA, Francisca Cláudia Florêncio. O uso dos jogos como metodologia de ensino de matemática no ensino fundamental II na Escola Vicente Ferreira do Vale em Redenção -Ce. 2020. 35 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Aracoiaba, 2020.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho tem como objetivo observar o uso dos jogos como metodologia no ensino da matemática na turma do 9o ano da escola Vicente Ferreira do Vale em Redenção- Ce. Compreende-se que não existe uma forma estática e engessada que possa ser considerada como a melhor, seja em qual disciplina for, mas, principalmente na disciplina de matemática. É necessário que o educador construa sua prática perpassando pela visão de educador, de estimulador, não esperando apenas que a escola lhe forneça condições, mas, sim, que construa, em todos os momentos da ação pedagógica, diretrizes que ampliem os conhecimentos, visando sempre o seu crescimento e consequentemente do seu educando. Para a realização deste trabalho dissertativo fez-se necessário à utilização de observações numa turma de 9o ano nas aulas de matemática a fim de que seus objetivos fossem atingidos. Com bases nas análises e observações durante a pesquisa conclui-se que o jogo na matemática pode ser valoroso em todo processo de aquisição cognitiva podendo-se, ainda, considerar o uso dos jogos como um despertar do prazer em aprender matemática de maneira divertida promovendo melhor aproveitamento nas aulas, uma vez que é mais fácil de ser assimilada pelos alunos, além de tirar o peso de muitas aulas expositivas.
Abstract: This work aims to analyze the importance of using games as a methodology for teaching mathematics in elementary school II at Vicente Ferreira do Vale school in Redenção- Ce. It is understood that there is no static and plastered form that can be considered as the best, in any discipline, but mainly in the discipline of mathematics. It is necessary for the educator to build his practice through the vision of an educator, of a stimulator, not just waiting for the school to provide him with conditions, but, rather, to build, at all times of the pedagogical action, guidelines that expand knowledge, always aiming their growth and consequently their student. In order to carry out this dissertation work, it was necessary to use observations in a 9th grade class in mathematics classes in order to achieve their goals. Based on the analysis and observations during the research, it is concluded that the game in mathematics can be valuable in all cognitive acquisition process, and it can also be considered the use of games as an awakening of the pleasure in learning mathematics in a fun way promoting better use in classes, since it is easier to be assimilated by students, in addition to taking the weight of many expository classes.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67763
Aparece en las colecciones: MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2020_tcc_fcfbandeira.pdf567,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.