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Tipo: TCC
Título: Laboratório de subestação baseado em realidade virtual aplicado ao ensino de engenharia elétrica
Autor(es): Jaguaribe, Daniel Rebouças
Orientador: Sampaio, Raimundo Furtado
Coorientador: Leite Júnior, Antônio José Melo
Palavras-chave: Metodologias ativas;Subestação virtual;Treinamento;Engenharia elétrica;Virtualização
Data do documento: 2022
Citação: JAGUARIBE, Daniel Rebouças. Laboratório de subestação baseado em realidade virtual aplicado ao ensino de engenharia elétrica. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: As discussões acerca de modificações no processo de ensino aprendizagem aumentaram muito nos últimos anos, principalmente por conta da pandemia COVID-19. Dentro deste contexto, a objetivo deste trabalho consiste em apresentar uma metodologia de ensino utilizando uma subestação real e um Sistema de Treinamento de Operação e Proteção de Subestação Elétrica em realidade virtual, nomeado STOP 3D, aplicado ao ensino de várias disciplinas do curso de Engenharia Elétrica. A aplicação da metodologia proposta tem o intuito de melhorar a aprendizagem dos alunos de Engenharia Elétrica da UFC nas disciplinas que abordam o conteúdo de subestações. O STOP 3D foi desenvolvido para recriar, de forma virtual, uma subestação real e possibilita, aos estudantes, um bom grau de liberdade para explorarem os ambientes e os equipamentos da subestação. Em seu desenvolvimento, foram utilizados os softwares Unity, como engine da aplicação, e o software Blender, para modelagem em 3D dos equipamentos e das estruturas da subestação. Com a finalidade de aferir uma possível melhora de desempenho, foi aplicada uma metodologia que compara o desempenho dos alunos antes e depois da aula teste e os resultados foram bons, indicando uma melhora significativa no desempenho dos discentes. Por fim, foi realizada uma pesquisa, baseada na UES - SV, de satisfação e engajamento dos alunos para com a ferramenta e para com a metodologia e os insumos adquiridos constatam que vale a pena o gasto de energia, por parte do corpo docente, em idealizar ferramentas e metodologias ativas que visam melhorar a formação dos alunos.
Abstract: Discussions about changes in the teaching-learning process have increased greatly with the last few years, mainly because of the COVID-19 pandemic. In this context, with in order to improve the learning of Electrical Engineering students at UFC in the area of substations, a software was developed that recreates, in a virtual way, a real substation and allows students an excellent degree of freedom to explore the environments and substation equipment. In its development, Unity software was used, as the application engine, and Blender software, for 3D modeling of substation equipment and structures. In order to assess a possible improvement in performance, a methodology was carried out that compares the performance of students before and after the test class and the results were good, indicating a significant improvement in the performance of students. Finally, a survey was carried out, based on the UES - SV, on the satisfaction and engagement of the students with the tool and with the methodology and the acquired inputs. To devise active tools and methodologies that aim to improve students training.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67639
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