Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67572
Type: TCC
Title: Adaptação de aulas práticas de microbiologia para plataformas digitais: um instrumento adicional ao ensino prático
Authors: Lima, Lara Andrade Lucena
Advisor: Melo, Vânia Maria Maciel
Keywords: Laboratório Virtual;Ensino de microbiologia;Desenvolvimento de jogos
Issue Date: 2022
Citation: LIMA, Lara Andrade Lucena. Adaptação de aulas práticas de microbiologia para plataformas digitais: um instrumento adicional ao ensino prático. 2022. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: Os jogos de laboratório virtual (LV) são ferramentas alternativas que amenizam problemas relacionados às práticas presenciais das disciplinas de microbiologia, no entanto existe uma escassez no mercado de alternativas gratuitas e introdutórias a microbiologia. Por isso, esse trabalho desenvolveu dois jogos e avaliou seus elementos e possibilidades de uso para prática individual de conteúdo e uso como ferramenta alternativa de ensino em sala de aula. Para elaboração, seguiu-se três etapas: a) Delimitação do público-alvo e escolha da temática dos jogos; b) Construção dos jogos na plataforma Scratch; c) Avaliação dos jogos, coleta e análise de dados. A construção foi realizada em 4 etapas: I) Revisão teórica do conteúdo das aulas práticas; II) Planejamento da jogabilidade com os elementos de qualidade para jogos digitais; III) Programação da mecânica e a montagem audiovisual na plataforma Scratch e IV) Testes de aprimoramento e fluidez. A avaliação foi feita em dois dias, o primeiro com a apresentação do projeto e dos jogos e o segundo com a aplicação de um questionário com perguntas objetivas e descritivas. Como resultado foram produzidos 2 LV sobre temas introdutórios da microbiologia: O preparo e esterilização de meios e O manuseio e inoculação de microrganismos. Esses jogos possuíam 4 elementos essenciais para jogos digitais (representação, interação, conflito e segurança) e conteúdos como o uso de equipamentos de proteção e segurança, preparo, solubilização, ajuste de pH e distribuição de meios, esterilização e uso da autoclave, uso de estufas, manuseio de alças, agulhas e microrganismos e a inoculação de microrganismos. Sobre a qualidade dos elementos agregados ao jogo, 59,2% a 88,9% das opiniões os declaram como Excelente ou Muito bons. O elemento essencial de Conflito foi o que mais recebeu avaliações regulares (18,5%). Nenhum elemento recebeu a nota mais negativa de avaliação. Todos relataram que os jogos cumpriram com suas expectativas, 92,6% dos alunos acham que o jogo reflete sua experiência na parte prática das aulas e desejam que mais práticas fossem adaptadas. 96,3% tem uma visão positiva dos jogos como ferramentas alternativas para aulas práticas. Resultando que, mesmo necessitando de ajustes como os apontados no critério do Conflito, os LV desenvolvidos apresentaram uma base estrutural de conteúdo e mecânica muito boa, sendo promissores para uso alternativo na didática de aulas e no uso para a prática individual, além de possivelmente auxiliar os professores em instituições com poucos recursos, possibilitando a diversificação das aulas, a otimização do uso do tempo em sala de aula e, para outros níveis de ensino, despertando o interesse dos jovens estudantes possibilitando novas realidades de experimentações.
Abstract: Virtual laboratory (VL) games are alternative tools that alleviate problems related to face-to-face practices in microbiology disciplines, however, there is a market shortage of free and introductory alternatives to microbiology. Therefore, this work developed two games and evaluated their elements and possibilities of use for individual practice of content and use as an alternative teaching tool in the classroom. For preparation, three steps were followed: a) Delimitation of the target audience and choice of the games theme; b) Construction of games on the Scratch platform; c) Game evaluation, data collection and analysis. The construction was carried out in 4 stages: I) Theoretical review of the content of practical classes; II) Gameplay planning with quality elements for digital games; III) Programming of mechanics and audiovisual editing on the Scratch platform and IV) Improvement and fluidity tests. The evaluation was carried out in two days, the first with the presentation of the project and the games and the second with the application of a questionnaire with objective and descriptive questions. As a result, 2 VLs were produced on introductory microbiology topics: O preparo e esterilização de meios and O manuseio e inoculação de microrganismos. These games had 4 essential elements for digital games (representation, interaction, conflict and security) and contents such as the use of protection and safety equipment, preparation, solubilization, pH adjustment and culture media distribution, sterilization and use of autoclave, use of ovens, handling of loops, needles and microorganisms and inoculation of microorganisms. Regarding the quality of the elements added to the game, 59.2% to 88.9% of the opinions declare them as Excellent or Very good. The essential element of Conflict was the one that received the most regular evaluations (18.5%). No element received the most negative rating. All reported that the games met their expectations, 92.6% of the students think that the games reflect their experience in the practical part of the classes and wish that more practices were adapted. 96.3% have a positive view of games as alternative tools for practical classes. As a result, even needing adjustments such as those indicated in the Conflito criterion, the developed VL presented a very good structural base of content and mechanics, being promising for alternative use in the didactics of classes and in the use for individual practice, in addition to possibly helping teachers in institutions with few resources, enabling the diversification of classes, optimizing the use of time in the classroom and, for other levels of education, arousing the interest of young students, enabling new realities of experimentation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67572
Appears in Collections:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_tcc_lallima.pdf1,76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.