Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67502
Type: TCC
Title: A biodiversidade e sua abordagem na escola: vivências e relatos docentes
Authors: Rodrigues, Isadora Alexandre
Advisor: Silva, José Roberto Feitosa
Keywords: Diversidade biológica;Ensino de ciências e biologia;Professores
Issue Date: 2022
Citation: RODRIGUES, Isadora Alexandre. A biodiversidade e sua abordagem na escola: vivências e relatos docentes. 2022. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: Ao longo deste trabalho, objetiva-se discutir como ocorre a abordagem de conteúdos ligados à biodiversidade por docentes de ciências e biologia, bem como analisar os relatos desses profissionais nessa atuação, o processo de contextualização da biodiversidade que é realizado pelos professores e entender como esse conceito é abordado no ensino fundamental e no ensino médio. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a leitura de mundo de Paulo Freire embasam a análise. A pesquisa se desenvolve a partir de uma abordagem qualitativa. A técnica de investigação utilizada foi questionário e foi realizada a análise e a interpretação dos dados. Constatou-se que os professores têm uma visão coerente e semelhante do conceito de biodiversidade, mas cada um o apresenta de modo particular em suas abordagens; além disso, os docentes majoritariamente buscam inserir estratégias além de aulas teóricas em suas disciplinas para explorar e contextualizar o tema; assumem que a BNCC norteia o ensino, mas pode distanciar-se do que é possível colocar em prática no cotidiano; ademais, consideram que as abordagens podem diferir nos níveis de ensino fundamental e médio. Sob esse viés, percebe-se que o ensino de biodiversidade a partir do embasamento da leitura de mundo e das análises construídas por meio das percepções torna o ensino contextualizado e promove os discentes como atuantes durante o processo.
Abstract: Throughout this coursework, the objective is to discuss how science and biology teachers approach content related to biodiversity, as well as analyze the reports of these professionals in this activity, the process of contextualizing biodiversity that is carried out by teachers and understand how this concept is addressed in elementary and high school. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and Paulo Freire's reading of the world support the analysis. The research develops from a qualitative approach. The investigation technique used was a questionnaire and data analysis and interpretation were performed. It was found that teachers have a coherent and similar vision of the concept of biodiversity, but each one presents it in a particular way in their approaches; besides, teachers mostly seek to insert strategies in addition to theoretical classes in their disciplines to explore and contextualize the theme; they assume that the BNCC guides teaching, but may distance itself from what is possible to put into practice in everyday life; moreover, they consider that approaches may differ at the elementary and high school levels. Under this bias, it is clear that the teaching of biodiversity from the basis of reading the world and the analyzes built through perceptions makes teaching contextualized and promotes students as active during the process.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67502
Appears in Collections:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_tcc_iarodrigues.pdf418,82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.