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Tipo: TCC
Título : Utilização de jogos no processo ensino-aprendizagem da parasitologia: relato de experiência no ensino médio
Autor : Sousa, Carlos Leandro Pontes de
Tutor: Abreu, Ticiana Monteiro
Palabras clave : Ensino tradicional;Ensino-aprendizagem;Metodologias ativas;Jogos didáticos;Parasitologia
Fecha de publicación : 2022
Citación : SOUSA, Carlos Leandro Pontes de. Utilização de jogos no processo ensino-aprendizagem da parasitologia: relato de experiência no ensino médio. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumen en portugués brasileño: Historicamente, o ensino tradicional tem sido o mais utilizado como estratégia didática du rante o processo ensino aprendizagem. No entanto, as aulas expositivas não apresentam resultados tão satisfatórios, uma vez que estão pautadas em um método no qual somente o professor detém o conhecimento. Desse modo, como uma forma de contornar e/ou resol ver os problemas encontrados no ensino tradicional, existem as metodologias ativas de ensino, que atuam como ferramentas auxiliadoras nesse processo ensino aprendizagem. Como exemplo dessas metodologias, têm se os jogos, que são ferramentas lúdicas que pot encializam a exploração e a construção do conhecimento, por contar com a motivação interna , podendo ser bastante útil no ensino aprend izagem da Parasitologia. Por esse motivo, o presente estudo objetivou analisar a experiência de utilização de um jogo didá tico como ferramenta auxiliadora no processo ensino aprendizagem da Parasitologia em uma turma do 3º ano do Ensino Médio. Para tanto, foi realizada uma análise quali quantitativa do tipo relato de experiência, em duas semanas: p rimeira semana ministração das aulas expositivas sobre parasitologia e aplicação de um questionário, intitulado de questionário pós aula expositiva; e segunda s emana aplicação do jogo, do questionário, intitulado de questionário pós jogo, e um outro questionário avaliativo sobre essa ferramenta lúdica. Como resultados, observou se que 40,00% das questões tiveram um resultado melhor após a realização do jogo, al ém disso, 51,72% dos discentes aumentaram suas notas no questionário pós jogo e houve um aumento na quantidade de alunos q ue ficaram na média (≥ 6 pontos), no pós jogo. No entanto, 40,00% das questões tiveram um resultado pior após a realização do jogo, en quanto que em 20,00% das questões não se observou diferença nos resultados obtidos nas duas metodologias analisadas. Por f im, constatou se que a maioria dos discentes considerou que o jogo proporcionou uma fixação satisfatória do conteúdo de Parasitologia (74,07%), considerou o jogo excelente (41,38%), e afirmou que essa ferramenta lúdica também deve ser utilizada por profess ores de outras disciplinas (93,10%). Diante do exposto, sugere se que os jogos didáticos podem funcionar muito bem como uma ferramenta auxiliadora no processo ensino aprendizagem e devem ser incentivados no âmbito escolar como uma estratégia viável capaz d e complementar as lacunas deixadas pelo ensino tradicional.
Abstract: Historically, traditional teaching has been the most used as a didactic s trategy during the teaching learning process. However, the lectures do not present such satisfactory results, since they are based on a method in which only the teacher has the knowledge. Thus, as a way of circumventing and/or solving the problems encounte red in traditional teaching, there are active methodologies, which act as auxiliary tools in this teaching learning process. As an examp le of these methodologies, there are games, which are playful tools that enhance the exploration and construction of kno wledge, as they rely on internal motivation, and can be quite useful in the teaching and learning of Parasitology. For this reason, the present study aimed to analyze the experience of using a didactic game as an auxiliary tool in the teaching learning pro cess of Parasitology in a 3rd year high school class. For that, a qualitative quantitative analysis of the experience report type was ca rried out, in two weeks: first week teaching of expository classes on Parasitology and application of a questionnaire, entitled after class questionnaire; and second week application of the game, the questionnaire, entitled post game questionnaire, and another evaluative questionnaire about this playful tool. As a result, it was observed that 40,00% of the questions had a better result after the game’s realization, in addition, 51,72% of the students increased their grades in the post game questionnaire and there was an increase in the number of students who were in the average ( 6 points), in post game. However, 40,00% of the questions had a worse result after the game was played, while in 20,00% of the questions there was no difference in the results obtained in the two methodologies analyzed. Finally, it was found that most students considered that the game provided a satisfactory fixation of the Parasitology content (74,07%), considered the game excellent (41,38%), and affirmed that this playful tool should also be used by teachers of other disciplines (93,10%). Given the above, it is suggested that didactic games can work very well as an auxiliary tool in the teaching learning process and should be encouraged in the school environment as a viable str ategy capable of complementing the gaps left by traditional teaching.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67412
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

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