Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/673
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A regulação do acesso wireless à internet no Brasil
Autor(es): Marques, Francisco Paulo Jamil Almeida
Palavras-chave: Internet;Wireless;Anatel
Data do documento: 2006
Instituição/Editor/Publicador: Observatório de Economia e Comunicação (Obscom) da Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Citação: Marques, F. P. J. A. (2006)
Resumo: O objetivo deste trabalho é buscar avaliar as políticas de comunicação que vêm sendo articuladas pelo governo brasileiro no que se refere ao setor de telecomunicações, mais especificamente à regulação do acesso wireless (sem fio) à Internet. Dadas as diversas modalidades de acesso à rede mundial de computadores (via telefonia discada, linha dedicada ou interligação a cabo), uma das formas de conexão mais recentemente criadas foi o acesso através de ondas eletromagnéticas, dispensando o emprego de fios. Assim, a preocupação do trabalho consiste em esclarecer e identificar tendências sobre determinados aspectos de fiscalização e autorização para o funcionamento das conexões de tipo Wi-Fi e Wi-Max no Brasil. Além de examinar a parte técnica da questão (diferentes protocolos homologados, faixas de freqüências destinadas, tipos de licença demandadas), o estudo proposto permite vislumbrar e criticar, inclusive através de análise comparativa com outros países, em que medida o governo vem atuando no processo de introdução destas tecnologias no país.
Descrição: MARQUES, Francisco Paulo Jamil Almeida. A regulação do acesso wireless à internet no Brasil. Revista Eletrônica Eptic On Line, Sergipe, v. 12, n. 3, 2006, p. 1-24
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/673
ISSN: 1518-2487
Aparece nas coleções:PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_art_ fpjamarques_Eptic.pdf200,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.