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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67391
Tipo: | TCC |
Título : | Metodologias ativas como ferramenta no ensino de ciências : identificando desafios e possibilidades a partir de uma revisão integrativa |
Autor : | Albuquerque Filho, Neon Pereira |
Tutor: | Leite, Raquel Crosara Maia |
Palabras clave : | Metodologias ativas;Ensino de ciências;Revisão integrativa |
Fecha de publicación : | 2022 |
Citación : | ALBUQUERQUE FILHO, Neon Pereira. Metodologias ativas como ferramenta no ensino de ciências: identificando desafios e possibilidades a partir de uma revisão integrativa. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | A educação brasileira tem sido ancorada em valores, discursos e práticas fragmentadas, perpetuadas a partir do método de ensino tradicional e suas premissas obsoletas, acríticas e tecnicistas. Assim, visualiza-se uma crescente busca por métodos inovadores de ensino-aprendizagem, a fim de contemplar as necessidades reais da sociedade moderna. Nesse ínterim, as metodologias ativas caracterizam-se como processos de aprendizagem nos quais os alunos participam da construção do seu próprio conhecimento, tendo como premissa o engajamento do estudante no processo de aprendizagem. Em vista disso, o estudo objetiva analisar a produção científica sobre a utilização de metodologias ativas como ferramenta de ensino em ciências da natureza, a fim de descrever a utilização destas, os desafios imbricados e a proposição de estratégias para sua implementação efetiva. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa da literatura, nos meses de janeiro a abril de 2022, nas bases de dados indexadas no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Google Acadêmico, a partir das palavras-chave “Metodologias ativas/ Active methodologies/ Metodologías activas”, “Ensino/ Teaching/ Enseñanza”, “Ciência/ Science/ Ciencia”. Como critérios de inclusão, foram considerados estudos primários ou secundários, quantitativos ou qualitativos, publicados em qualquer idioma ou período, que abordassem a temática. A priori, a busca resultou em 5.940 artigos, com a aplicação dos critérios de inclusão e eliminação das duplicatas, a amostra contemplou 25 artigos. Procedeu-se a leitura, discussão e caracterização dos resultados, a partir do instrumento de coleta de dados e nível de evidência. Dentre os estudos selecionados, estes tratavam-se de pesquisas brasileiras, em sua totalidade, publicados, em sua maioria, nos últimos cinco anos, de cunho descritivo e analítico observacional. Quanto à análise de evidência, a maior parte dissertava sobre questões referentes ao significado da temática. A produção científica destaca as metodologias ativas como estratégia inovadora e promissora no ensino em ciências da natureza, ao passo que promove a aprendizagem significativa, autonomia e protagonismo dos alunos, através de recursos tais como a aprendizagem baseada em problemas e pedagogia crítica, constituindo-se, ainda, uma ferramenta de grande valia ao ensino híbrido e à distância. No entanto, a implementação destas envolve desafios relacionados à resistência e/ou desconhecimento por parte dos discentes, urgindo a implementação de mudanças no currículo dos cursos de licenciatura, aliada a ampla divulgação e sensibilização, com vistas à mudança do cenário. |
Abstract: | Brazilian education has been anchored in fragmented values, discourses and practices, perpetuated from the traditional teaching method and its obsolete, uncritical and technicist premises. Thus, there is a growing search for innovative teaching-learning methods in order to address the real needs of modern society. In the meantime, active methodologies are characterized as learning processes in which students participate in the construction of their own knowledge, based on student engagement in the learning process. In view of this, the study aims to analyze the scientific production on the use of active methodologies as a teaching tool in natural sciences, in order to describe their use, the intertwined challenges and the proposition of strategies for their effective implementation. For this, an integrative literature review was carried out, from January to April 2022, in the databases indexed in the Portal of Periodicals of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel and Google Scholar, from the keywords “Metodologias ativas/ Active methodologies/ Metodologías activas”, “Ensino/ Teaching/ Enseñanza”, “Ciência/ Science/ Ciencia”. As inclusion criteria, primary or secondary, quantitative or qualitative studies, published in any language or period, that addressed the theme were considered. A priori, the search resulted in 5,940 articles, with the application of the criteria for inclusion and elimination of duplicates, the sample included 25 articles. The results were read, discussed and characterized, based on the data collection instrument and level of evidence. Among the selected studies, these were Brazilian studies, in their entirety, published, mostly in the last five years, with a descriptive and observational analytical nature. As for the analysis of evidence, most included questions regarding the meaning of the theme. Scientific production highlights active methodologies as an innovative and promising strategy in natural science teaching, while promoting meaningful learning, student autonomy and protagonism, through resources such as problem-based learning and critical pedagogy, constituting, still, a tool of great value to the hybrid and distance learning. However, the implementation of these involves challenges related to resistance and/or lack of knowledge on the part of the students, urging the implementation of changes in the curriculum of undergraduate courses, combined with wide dissemination and awareness, with a view to changing the scenario. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67391 |
Aparece en las colecciones: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
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