Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67390
Type: TCC
Title: Percepções e práticas dos docentes de biologia sobre desinformação na escola
Authors: Lima, Francisco Leonardo Almeida
Advisor: Silva, José Roberto Feitosa
Keywords: Biologia;Desinformação;Escola
Issue Date: 2022
Citation: LIMA, Francisco Leonardo Almeida. Percepções e práticas dos docentes de biologia sobre desinformação na escola. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: A desinformação é propagada contra diversas áreas do conhecimento, entre elas a saúde. Onde interlocutores mal-intencionados se aproveitam da preocupação gerada pelo tema. Com o avanço da COVID-19 pelo mundo, elevou-se a quantidade de informações circulantes sobre o tema, parte delas verídica parte não. A presença de informações conflitantes, principalmente quando incentivadas por lideranças religiosas, políticos etc. confundem o público em geral, assim, comprometendo a adesão a medidas efetivas. Se os discursos distorcidos convencem e confundem as pessoas no restante da sociedade, é esperado que eles também tenham impacto sobre os alunos. Assuntos relacionados a COVID-19 são estudados na escola dentro da disciplina biologia, logo, essa atua como ponte que dialoga com os conhecimentos obtidos nas redes sociais e possibilita que tais informações sejam filtradas. Por meio da ferramenta Google Formulários, cinco professoras de biologia do Ensino Médio de Fortaleza/CE e Maracanaú/CE foram consultadas em relação a suas percepções sobre a chegada destas informações por parte dos alunos e de quais formas eram tratadas. As professoras se importam com a temática e adotam estratégias diversas para ajudar os alunos a lidar com as informações circulantes na internet. Dentre elas o uso de ferramentas tecnológicas nas aulas é uma constante, entretanto, há limitações advindas da disponibilidade desses ou do tempo disponível para as aulas. Se a desinformação é um problema que afeta distintos âmbitos da sociedade e afeta a percepção das pessoas sobre temáticas relevantes. Se faz necessário que além da atuação dos docentes, sejam desenvolvidas ações que envolvam todo o corpo escolar em prol de munir os alunos com habilidades para navegar com segurança na internet.
Abstract: Misinformation is spread against several areas of knowledge, including health. Until malicious interlocutors take advantage of the interest generated by the topic. With the advancement of COVID-19 around the world, the amount of circulating information on the subject has increased, some of which are true and some are not. The presence of conflicting information, especially when encouraged by religious leaders, politicians, etc. confuses the general public, thus compromising adherence to effective measures. If distorted speeches convince and confuse people in the rest of society, it's expected that they will also have an impact on students. Issues related to COVID-19 is studied at school within the discipline of biology, so it acts as a bridge that dialogues with the knowledge obtained on social networks and allows such information to be filtered. Using the Google Forms tool, four high school biology teachers from Fortaleza/CE and Maracanaú/CE were consulted regarding their perceptions about the arrival of this information by the students and in what ways they were treated. Teachers care about the subject and adopt different strategies to help students deal with information available on the internet. Among them, the use of technological tools in classes is a constant. However, there are limitations arising from the availability of these or the time available. If, disinformation is a problem that affects different areas of society and people's perception of relevant issues. It is necessary that, in addition to the work of teachers' efforts, actions by the entire school are necessary to provide students with the skills to surf the internet safely.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67390
Appears in Collections:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_tcc_flalima.pdf391,16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.