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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67388
Tipo: | TCC |
Título : | O feedback na resolução de problemas em matemática: uma experiência com alunos do 6º ano |
Título en inglés: | Feedback in problem solving in mathematics: an experience with 6th grade students |
Autor : | Moraes, Bruno Tavares |
Tutor: | Lima, Antonia Jacinta Barbosa |
Palabras clave : | Feedback;Matemática;Ensino fundamental |
Fecha de publicación : | 2020 |
Citación : | MORAES, Bruno Tavares. O feedback na resolução de problemas em matemática: uma experiência com alunos do 6º ano. 2020. 26 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho tem como objetivo demostrar o significado, a importância e o sucesso do feedback na resolução de problemas em matemática. O estudo foi realizado com uma turma de 35 alunos do fundamental II, a qual faz parte de uma Escola Municipal de Tempo Integral Leonel de Moura Brizola, Localizada em Fortaleza - CE. O estudo adotou uma abordagem quantitativa. Analisando os dados, total de sete questões aplicadas nas provas Saeb/Prova Brasil. Com duas questões abertas, focadas diretamente para opinião do aluno: (I) o que é feedback? (II) qual é a importância do feedback na resolução de problemas em matemática? As questões eram trabalhadas sempre no final de cada aula pelo professor. As informações recebidas são demostradas em gráficos decorrentes dos resultados obtidos pelos os alunos. Com isso o professor trabalhava de acordo com o avanço dos alunos, monitorando a turma de um modo geral. A partir desse estudo pude verificar um crescimento individual e coletivo da turma, uma vez em que os alunos entenderam o papel e abraçaram a importância do feedback. A fim de aprimorar os conhecimentos dentro da resolução de questões na matemática, foi passado de um modo coerente, motivacional, clara, direta, uma linguagem voltada para o aluno e ligada diretamente a didática do professor. Conclui-se que o Feedback educacional tem suma importância dentro da sala aula, pois tem a capacidade de auto evolução do conhecimento, habilidade de compreensão, senso crítico e motivacional. |
Abstract: | This work aims to demonstrate the meaning, importance and success of feedback in solving problems in mathematics. The study was carried out with a class of 35 students from elementary II, which is part of a Municipal Full-Time School Leonel de Moura Brizola, located in Fortaleza - CE. The study took a quantitative approach. Analyzing the data, a total of seven questions applied to the Saeb / Prova Brasil tests. With two open questions, focused directly on the student's opinion: (I) what is feedback? (II) what is the importance of feedback in solving math problems? The questions were always worked on at the end of each class by the teacher. The information received is shown in graphics resulting from the results obtained by the students. With that, the teacher worked according to the progress of the students, monitoring the class in general. From this study, I was able to verify an individual and collective growth of the class, once the students understood the role and embraced the importance of feedback. In order to improve knowledge within the resolution of questions in mathematics, a coherent, motivational, clear, direct way was given, a language geared towards the student and directly linked to the teacher's didactics. It is concluded that educational feedback is of paramount importance within the classroom, as it has the capacity for self-evolution of knowledge, ability to understand, critical and motivational sense. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67388 |
Aparece en las colecciones: | MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC |
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