Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67334
Tipo: TCC
Título: Teorema de Pitágoras: interdisciplinaridade e suas aplicações
Título em inglês: Pythagoras theorem: interdisciplinarity and its applications
Autor(es): Santos, Antonio Wiliame Nogueira dos
Orientador: Sampaio, Breno Rafael Pinheiro
Palavras-chave: Pitágoras, Teorema de;Interdisciplinaridade;Ensino médio
Data do documento: 2020
Citação: SANTOS, Antonio Wiliame Nogueira dos. Teorema de Pitágoras: interdisciplinaridade e suas aplicações. 2020. 52 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Cascavel, 2020.
Resumo: Trata-se de uma pesquisa que apresenta conhecimentos da Matemática no Ensino Médio acerca da interdisciplinaridade e suas aplicações, a qual proporciona um ensino aprendizagem fundamentado no dia a dia do educando. Uma das maiores problemáticas presentes no contexto educacional é a interdisciplinaridade na aprendizagem e no ensino da Matemática. De modo geral, atualmente, há certas dificuldades em estabelecer relações entre os conteúdos com a integração e as aplicações da Matemática com as outras áreas presentes nos currículos. O aluno, apenas por meio da “leitura de visão de mundo” ao seu redor, com o trabalho de diversas disciplinas juntas, terá uma noção mais integrada e global, desenvolvendo melhor a capacidade de um ensino aprendizagem com qualidade. Portanto, a pesquisa tem natureza bibliográfica, com caráter qualitativo, com buscas em periódicos eletrônicos como Google Acadêmico, Scientific Electronic e Library Online (SciELO).
Abstract: It is a research that presents knowledge of Mathematics in High School about interdisciplinarity and its applications, which provides a teaching-learning based on the student's daily life. One of the biggest problems present in the educational context is the interdisciplinarity in the learning and teaching of Mathematics. In general, currently, there are certain difficulties in establishing relations between the contents with the in- tegration and the applications of Mathematics with the other areas present in the curricula. The student, only through “reading the world view” around him, with the work of several disciplines together, will have a more integrated and global notion, better developing the capacity for quality teaching and learning. Therefore, the research has a bibliographic nature, with a qualitative character, with searches in electronic journals such as Google Scholar, Scientific Electronic and Library Online (SciELO).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67334
Aparece nas coleções:MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tcc_awnsantos.pdf691,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.