Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67156
Type: Dissertação
Title: ADContexto - uma arquitetura para ambientes virtuais de colaboração orientada a contexto
Authors: Serra, Paulo Roberto Furtado
Advisor: Souza, José Neuman de
Co-advisor: Serra, Antônio de Barros
Keywords: Sinais e sistemas;Ensino à distância
Issue Date: 2008
Citation: SERRA, P. R. F. ADContexto - uma arquitetura para ambientes virtuais de colaboração orientada a contexto. 2008. 103 f. : Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008.
Abstract in Brazilian Portuguese: Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem têm evoluído a cada dia. Tais ambientes possuem diversos serviços que buscam atender às necessidades dos seus usuários. Várias pesquisas e estudos vêm sendo realizadas para aprimorar os recursos fornecidos por tais ambientes. No entanto, existem alguns aspectos considerados importantes no presente trabalho que merecem atenção especial. Dentre eles, destacam-se: utilizar múltiplas interfaces, permitindo que usuários acessem o ambiente através de interfaces gráficas diferentes; oferecer serviços orientados a contexto, possibilitando a escolha dos serviços que estarão disponíveis a um grupo de participantes; configurar os serviços de forma dinâmica, permitindo que usuários escolham as interfaces acionadas pelos serviços e prover independência de infra-estrutura, o que possibilita ao ambiente escolher sua plataforma de comunicação (P2P ou Cliente/Servidor). Esse trabalho tem como objetivo a concepção, a especificação e a avaliação de uma arquitetura, denominada ADContexto (Arquitetura Dinâmica Orientada a Contexto) que, tomando como base alguns paradigmas da engenharia de software, notadamente a orientação a aspectos e a programação reflexiva, atenda aos aspectos mencionados. Visando avaliar a solução proposta através desta arquitetura, foi também implementado um protótipo de um ambiente de colaboração virtual, denominado AVContexto (Ambiente Virtual de Colaboração Orientado a Contexto). Através da implementação do AVContexto foi possível mostrar que é viável agregar novas características aos ambientes colaborativos de forma a tornar estas ferramentas mais flexíveis e acessíveis aos seus usuários.
Abstract: The Virtual Learning Environments has been envolved every day. Such environments have many services that meet the needs of their users. Several surveys and studies have been undertaken to improve the resources provided by these environments. However, there are some issues considered important by this work that deserve special attention. Among the main aspects is the use of multiple interfaces, allowing users to access the environment through different graphical interfaces; provision of the context-oriented services, allowing the choice of services that will be available to a group of participants; set up services such dynamic allowing users to choose the interfaces driven by the services; and provide independence of infrastructure, which allows the environment choose the communication's plataform that will be used, P2P or Client/Server. This work aims to specify and to design a architecture, called ADContexto (Context-Oriented Dynamic Architecture) that, building upon some software engineering paradigms, more specifically the Aspect-Oriented Programming and Re ection-Oriented Programming, addressing the aspects mentioned. In order to evaluate the proposed solution through this architecture was also implemented a prototype of a collaborative virtual environment, called AVContexto (Virtual Environment for Context-Oriented Collaboration) using the proposed architecture. Through the implementation of AVContexto was possible to show that it is feasible to add new features in collaborative environments to make these tools more flexible and accessible to its users.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67156
Appears in Collections:DETE - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008_dis_prfserra.pdf2,46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.