Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67091
Type: | Dissertação |
Title: | Do destacamento de enunciados à produção de discursos sobre língua: as dimensões de uma polêmica midiática |
Authors: | Silva, Evilásio do Nascimento |
Advisor: | Mendes, Maria das Dores Nogueira |
Keywords: | Análise do discurso;Polêmica midiática;Destacabilidade;Livro didático |
Issue Date: | 2020 |
Citation: | SILVA, Evilásio do Nascimento. Do destacamento de enunciados à produção de discursos sobre língua: as dimensões de uma polêmica midiática. Orientadora: Maria das Dores Nogueira Mendes. 2020. 129 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho analisa aspectos relacionados ao funcionamento de uma polêmica midiática que teve como principal desencadeador a publicação de um livro didático distribuído pelo Ministério da Educação. Situando-se no âmbito da Análise do Discurso de linha francesa, e seguindo o quadro teórico-metodológico apresentado em Dominique Maingueneau, este estudo nos possibilita rastrear o embate discursivo que se estabelece no momento em que as questões que envolvem a língua estão no centro de um debate público. O corpus da pesquisa é constituído por textos que materializam dois discursos principais, representados, de um lado, pelo grupo dos que alegam que o LD defende abertamente o erro de português e, do outro, pelo grupo dos que consideram que a obra foi mal interpretada, que os críticos se pautaram em algumas frases retiradas de seu contexto de origem. Os resultados apontam para a forma como cada discurso interpreta o seu Outro no espaço discursivo, ou seja, como cada um deles traduz o seu adversário ao investir em mecanismos linguísticos e discursivos, especialmente em estratégias de integração/desqualificação do adversário. Sobre tais estratégias, acreditamos que elas são o reflexo da incompatibilidade entre dois universos semânticos, que, nesse caso, deixa marcas na superfície discursiva. De modo geral, interessa aprofundar a discussão sobre o funcionamento dos discursos considerados, no que se refere mais precisamente à construção das identidades discursivas. No âmbito teórico-metodológico, a investigação empreendida confirma que os parâmetros que podem ser levados em conta na caracterização da polêmica são diversos, sendo imprescindível uma análise cada vez mais integrativa, sensível aos múltiplos planos discursivos que atravessam o polêmico. |
Abstract: | This paper analyzes aspects related to the functioning of a media controversy triggered by the publication of a didactic book distributed by the Ministry of Education. This paper is situated in the scope of French discourse analysis, and it follows the theoretical-methodological framework presented by Dominique Maingueneau. This study allows us to trace the discursive clash that is known at the moment when the issues involving the language are at the center of a public debate. The research corpus consists of texts that materialize two main discourses represented, on one hand, by the group of those who claim that the didactic book openly defends the Portuguese error and, on other hand, by the group of those who consider that the book was misinterpreted, that the standards were based on some phrases taken from their original context. The results point to the way in which each discourse interprets its Other in the discursive space, in other words, it is how each of them translates its opponent by investing in linguistic and discursive mechanisms, especially in the integration/disqualification of the opponent. About these strategies, we believe that they are the reflection of the incompatibility between two semantic universes, which, in this case, leaves marks on the discursive surface. In general, it is interesting to deepen the discussion on the functioning of the discourses approached, especially those concerning the construction of discursive identities. In the theoretical-methodological context, the investigation undertaken confirms that the parameters that can be taken into account in the characterization of the controversy are diverse, and an increasingly integrative analysis, sensitive to the multiple discursive plans that cross the controversial, is essential. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67091 |
Appears in Collections: | PPGL - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_dis_ensilva.pdf | 1,88 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.