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dc.contributor.advisorVasconcelos, José Gerardo-
dc.contributor.authorOliveira, Danielle Rodrigues de-
dc.date.accessioned2022-07-13T16:20:05Z-
dc.date.available2022-07-13T16:20:05Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Danielle Rodrigues de. A revolta das canetas de 2016: um estudo de caso das ocupações secundaristas em Fortaleza – a Escola Adauto Bezerra. Orientador: José Gerardo Vasconcelos. 2022. 118 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67083-
dc.description.abstractThe research investigated the experiences of high school students from Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra in occupations in 2016, understanding how participation in this process contributed to the political and intellectual formation of students. We reflect on the motivations that led students to join the movement of occupations in public schools, how students changed school environments, what was the relationship between the school community and the occupation, what were the strategies and tactics of the high school students during the movement. . We also investigated the implications of returning to school after the occupations ended and how the experiences produced and left by the occupation had an impact on the students' education. The research used as theoretical reference the thoughts of Certeau (2014), Foucault (2014) and Bauman (2013). Regarding the methodology, initially, questionnaires were applied to the students, and important information about the occupations was collected. Subsequently, we contacted the squatters of the Adauto Bezerra School who stood out in any of the commissions (food, security, press, information, cleaning and external relations) to carry out the interviews. In this case study, we concluded that participation in the occupation contributed to the formation of students both in the cognitive field and in political awareness. Most of our interviewees managed to enter higher education and highlighted that the engagement in the occupation made them currently have a youth role in the University.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstudantes secundaristaspt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectOcupaçõespt_BR
dc.subjectHigh school studentspt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectOccupationspt_BR
dc.titleA revolta das canetas de 2016: um estudo de caso das ocupações secundaristas em Fortaleza – a Escola Adauto Bezerrapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrA pesquisa investigou as vivências dos estudantes secundaristas da Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra nas ocupações em 2016, compreendendo como a participação nesse processo contribuiu para a formação política e intelectual dos estudantes. Refletimos sobre as motivações que levaram estudantes a aderirem ao movimento das ocupações das escolas públicas, de que maneira os discentes modificaram os ambientes escolares, como foi a relação da comunidade escolar com a ocupação, quais foram as estratégias e as táticas dos secundaristas durante o movimento. Também investigamos as implicações do retorno às aulas após o fim das ocupações e de que forma as experiências produzidas e deixadas pela ocupação repercutiram na formação dos estudantes. A pesquisa utilizou como referencial teórico os pensamentos de Certeau (2014), Foucault (2014) e Bauman (2013). Em relação a metodologia, inicialmente, foram aplicados questionários para os estudantes, sendo coletadas informações importantes sobre as ocupações. Posteriormente, entramos em contato com os ocupas da Escola Adauto Bezerra que se destacaram em alguma das comissões (alimentação, segurança, imprensa, informação, limpeza e relações externas) para a realização das entrevistas. Neste estudo de caso, concluímos que a participação na ocupação contribuiu para a formação dos estudantes tanto no campo cognitivo como também na conscientização política. A maioria dos nossos entrevistados conseguiu ingressar no ensino superior e ressaltou que o engajamento na ocupação fez com que atualmente tivessem um protagonismo juvenil na Universidade.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

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