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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66738
Type: | Dissertação |
Title: | Análise de eficiência energética para técnicas de acionamento de correias transportadoras |
Title in English: | Analysis techniques for energy efficiency drive belt conveyors |
Authors: | Magalhães, Francisco Rodrigo Paulino de |
Advisor: | Pontes, Ricardo Silva Thé |
Keywords: | Engenharia elétrica;Correias e transmissão por correias;Motores;Conversores de frequência |
Issue Date: | 2010 |
Citation: | MAGALHÃES, F. R. P. Análise de eficiência energética para técnicas de acionamento de correias transportadoras. 2010. 118f. : Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Nesta dissertação analisam-se a operação de um sistema de correias transportadoras, dadas suas técnicas de acionamento através de um redutor mecânico de velocidade e a velocidade variável utilizando o conversor de frequência. Cada tipo de acionamento é discutido e implementado em laboratório utilizando variação de carga e inclinação da correia transportadora e, em seguida, são obtidos parâmetros elétricos e físicos característicos da planta para abordar uma viabilidade técnica. Também é explorado o potencial energético desse sistema através da adequação do óleo lubrificante utilizado no interior da caixa de engrenagens e realizado ensaios específicos sobre os fenômenos físico-químicos particulares ao processo. Um estudo do ponto de vista da viscosidade cinemática do óleo e sua relação com a potência ativa demandada é detalhada para se chegar as conclusões. |
Abstract: | In this thesis we analyze the operation of a conveyor system, given its technical drive through a mechanic gearbox for speed and speed using the variable frequency converter. Each type of drive is discussed and implemented in a laboratory using load variation and inclination of the conveyor and then are obtained electrical parameters and physical characteristics of a plan to address the technical feasibility. Also explored is the potential energy of the system through the adaptation of lubricating oil used within the gearbox and performed specific tests on physical and chemical phenomena specific to the process. A study from the viewpoint of kinematic viscosity of oil and its relationship to the active power demanded is to reach detailed conclusions. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66738 |
Appears in Collections: | DEEL - Dissertações defendidas na UFC |
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