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Tipo: Dissertação
Título: Controle de velocidade aplicado a um sistema de acionamento com motor de relutância variável
Autor(es): Sobreira, Fernando Barros
Orientador: Almeida, Otacílio da Mota
Palavras-chave: Engenharia elétrica;Eletrônica de potência;Acionamentos elétricos
Data do documento: 2008
Citação: SOBREIRA, F. B. Controle de velocidade aplicado a um sistema de acionamento com motor de relutância variável. 2008. 92 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2008.
Resumo: Este trabalho apresenta estudos e implementações práticas do controle de velocidade de um sistema de acionamento com máquinas de relutância variável (MRV). Inicialmente é feita uma revisão bibliográfica sobre o sistema de acionamento da máquina, na qual aspectos de identificação e controle das malhas de corrente e velocidade são abordados. Com base na revisão da literatura, descreve-se os elementos básicos na implementação prática do sistema composto pelo conversor estático de potência, sistema de condicionamento e aquisição de dados, o motor de relutância variável e a carga. Aspectos teóricos e práticos da malha de controle de corrente e velocidade são tratados. A malha de corrente foi implementada com um controlador PI em uma estrutura de auto-sintonia baseado na introdução de uma não linearidade do tipo relé, posicionado na malha de controle para o propósito de identificação da dinâmica da malha de corrente. Especial interesse foi dispensando ao controle de velocidade implementado através de uma estrutura RST que permite a associação com um estimador dos mínimos quadrados para identificação da dinâmica malha de velocidade. Considerações sobre estabilidade das malhas projetadas são estabelecidas. Devido à velocidade necessária para o processamento dos polinômios de controle, utilizou-se uma estrutura apropriada de hardware para o processamento digital dos sinais. O sistema encontra-se montado na laboratório do GPAR (Grupo de Pesquisa em Automação e Robótica).
Abstract: This work presents studies and practical implementations of a speed control driver for a switched reluctance motors. The work begins with a literature review on the system drive of the machine, aspects of identification and control of the current and speed loops are addressed. Based on literature review, it describes the basic elements in the practical implementation of the system composed of a static power conversion, conditioning system and data acquisition, the switched reluctance motor and the load. Theoretical and practical aspects of the current and speed loops are treated. The current loop was implemented with a PI controller in a structure of self-tuning based on the introduction of a non-linearity of the relay type, positioned in the control loop for the purpose of identifying the dynamics of the current loop. Special interest was given to speed control implemented through a structure that allows the RST with a combination of least squares estimator to identify the dynamics of the speed loop. Considerations of loop stability are established. Due to the speed required for the processing of polynomials of control, was used a hardware structure suitable for the processing of digital signals. The system is mounted on the laboratory GPAR (Research Group on Automation and Robotics).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66728
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