Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66496
Tipo: | TCC |
Título : | Som na caixa: kit para introdução da cultura maker na educação infantil |
Autor : | Silva, Beatriz Gadelha |
Tutor: | Rodrigues, Lia Alcântara |
Palabras clave : | Design de brinquedos;Kit;Cultura maker;Instrumentos musicais;Educação Infantil |
Fecha de publicación : | 2022 |
Citación : | SILVA, B. G. Som na caixa: kit para introdução da cultura maker na educação infantil. 2022. 83 p. Monografia (Graduação em Design) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho tem por objetivo utilizar o design dentro do contexto educacional e das estratégias de aprendizagem não tradicionais, como a cultura maker, para projetar um artefato que facilite o ensino na educação infantil e possibilite o desenvolvimento de habilidades importantes como a criatividade e a autonomia. A escolha da temática se deu pela experiência pessoal na jornada escolar, pelo interesse despertado na jornada acadêmica por projetos voltados ao público infantil e pelo desejo profissional de desenvolver produtos para escolas. Durante o projeto, foram realizados pesquisas e estudos dentro da temática da educação, da cultura maker e do design que fundamentaram e permitiram a conceitualização do produto final. Por último, o trabalho consiste em projetar um kit que permita facilitar a implementação da cultura maker em espaços infantis de aprendizagem para fomentar o desenvolvimento de competências importantes nas crianças. A realização da pesquisa-ação foi possível, seguindo a metodologia de Bruno Munari, a partir do estudo do usuário, compreendendo suas reais necessidades, gerando soluções para o problema apontado, validando sua viabilidade, selecionando a que melhor cumpre os requisitos de projeto, aprimorando-a e detalhando-a. |
Abstract: | This work aims to use design within the educational context and non-traditional learning strategies, such as maker culture, to design an artifact that facilitates teaching in early childhood education and enables the development of important skills such as creativity and autonomy. The choice of theme was due to personal experience in the school day, the interest aroused in the academic journey by projects aimed at children, and the professional desire to develop products for schools. During the project, research and studies on the themes of education, maker culture, and design were carried out, which provided the basis and allowed the conceptualization of the final product. Finally, the work consists of designing a kit to facilitate the implementation of the maker culture in children's learning spaces to foster the development of important skills in children. The action-research was possible, following Bruno Munari's methodology, starting from the study of the user, understanding his real needs, generating solutions for the problem pointed out, validating its viability, selecting the one that best meets the project requirements, improving and detailing it. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66496 |
Aparece en las colecciones: | DESIGN - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_bgsilva.pdf | 8,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.