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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66463
Tipo: | Tese |
Título: | Os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas de universidades estaduais do Ceará: os processos de reformulações curriculares a partir de determinantes legais e das narrativas dos coordenadores |
Autor(es): | Pessoa, Camylla Alves do Nascimento |
Orientador: | Leite, Raquel Crosara Maia |
Palavras-chave: | Reformulações Curriculares;Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas;Narrativas;Curriculum Reformulations;Degree Courses in Biological Sciences;Narratives |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | PESSOA, Camylla Alves do Nascimento. Os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas de universidades estaduais do Ceará: os processos de reformulações curriculares a partir de determinantes legais e das narrativas dos coordenadores. Orientação: Raquel Crosara Maia. 2022. 294 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | Este trabalho parte da tese de que os processos de reformulações curriculares de cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas de Universidade Estaduais do Ceará foram impulsionados por alternativas legais, teorizações curriculares e práticas político-pedagógicas. Objetivou compreender o processo de reformulação curricular dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas da UECE/Itaperi, UECE/FAEC e URCA como resposta à Resolução n° 2/2015, a partir das narrativas dos coordenadores. A pesquisa se desenvolveu por meio de um Estudo de Casos Múltiplos e teve como base o referencial epistemológico relacionado às teorias críticas de currículo. A coleta de dados partiu da análise documental e das narrativas orais. A análise do projeto pedagógico dos cursos mostra que esse documento foi reformulado para atender aos ditames legais pertinentes às novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica, tendo como principal alteração, aspectos relacionados à BNCC. Essa análise revelou que os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas da UECE/FAEC e UECE/Itaperi fizeram alterações no seu currículo para atender à BNCC e a reformulação do curso da URCA não está alinhada à BNCC. No tocante às narrativas orais, os coordenadores compreendem a reestruturação curricular como um momento desafiador, que impactou a realidade do Curso de Ciências Biológicas, significando mudanças na estrutura formativa entendida no caso do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UECE/FAEC como decisão formar apenas professores, se afastando de uma formação genérica para bacharéis e licenciados. Já o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UECE/Itaperi, apresenta a flexibilização curricular que busca a articulação entre a parte teórica e prática dentro das disciplinas como marco diferencial, essa flexibilização foi pensada para ofertar a parte teórica comum às modalidades de Licenciatura e Bacharelado. No caso da URCA, busca uma formação mais próxima das demandas vinculadas à atividade cotidiana docente. Para atender a essas alterações foi possível identificar relações de disputas de poder para adequação de carga horária. Os processos de reformulações curriculares dos casos investigados constituem-se em um movimento complexo, em que os textos das reformulações representam um produto híbrido e provisório, que incorporou da formação inicial e das relações de poder dos seus atores. |
Abstract: | This work starts from the thesis that the processes of curricular reformulation of Licentiate Degree courses in Biological Sciences at Universidade Estadual do Ceará were driven by legal alternatives, curricular theorizations and political-pedagogical practices. It aimed to understand the process of curricular reformulation of the degree courses in Biological Sciences at UECE/Itaperi, UECE/FAEC and URCA in response to Resolution No. 2/2015, based on the coordinators' narratives. The research was developed through a Multiple Case Study and was based on the epistemological framework related to critical curriculum theories. Data collection was based on document analysis and oral narratives. The analysis of the pedagogical design of the courses shows that this document was reformulated to meet the legal dictates relevant to the new National Curriculum Guidelines for the Initial and Continuing Training of Basic Education Teachers, with the main change being aspects related to the BNCC. This analysis revealed that the Degree in Biological Sciences courses at UECE/ FAEC and UECE/Itaperi made changes to their curriculum to comply with the BNCC and the reformulation of the URCA course is not aligned with the BNCC. Regarding oral narratives, the coordinators understand the curricular restructuring as a challenging moment, which impacted the reality of the Biological Sciences Course, meaning changes in the training structure, understood in the case of the Degree in Biological Sciences at UECE/FAEC as a decision to form only teachers, moving away from a generic training for bachelors and licentiates. The Licentiate in Biological Sciences at UECE/Itaperi, on the other hand, presents the curricular flexibility that seeks to articulate the theoretical and practical part within the disciplines as a differential mark, this flexibility was designed to offer the theoretical part common to the Licentiate and Baccalaureate modalities. . In the case of URCA, it seeks training that is closer to the demands linked to daily teaching activities. To meet these changes, it was possible to identify relationships of power disputes for the adequacy of workload. The processes of curricular reformulation of the investigated cases constitute a complex movement, in which the texts of the reformulations represent a hybrid and provisional product, which incorporated the initial training and the power relations of its actors. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66463 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
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