Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66399
Tipo: TCC
Título : O fetichismo da mercadoria e a exploração capitalista do trabalho
Autor : Pinheiro, Hilma Colaço
Tutor: Oliveira, Aécio Alves de
Palabras clave : Fetichismo da mercadoria - Economia
Fecha de publicación : 2001
Citación : PINHEIRO, H. C. O fetichismo da mercadoria e a exploração capitalista do trabalho. 2001. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2001.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho se propõe a realizar uma análise do fetichismo da mercadoria e suas conseqüências sobre a natureza da exploração do trabalho, bem como, verificar o desenvolvimento histórico do processo de trabalho capitalista e o atual processo de reestruturação produtiva. A análise realizada por Marx do fetiche da mercadoria e de sua manifestação, como dinheiro, nos permitirá compreender que esse fetiche não está presente apenas na mercadoria, mas sim em toda a sociedade, que não tem consciência de si mesma, que não penetra e nem organiza diretamente sua forma de socialização. Essa sociedade passa a ser representada de forma simbólica por um objeto externo, que por sua vez virá a exercer poder sobre todos os membros dessa sociedade. Com a modernidade o dinheiro assume definitivamente essa função. A razão universal rebaixou-se a uma racionalidade funcional a serviço do processo de valorização do dinheiro, aqui os papéis são invertidos e a razão universal se revela como um mero reflexo da abstração real objetiva do dinheiro.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66399
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2001_tcc_hcpinheiro.pdf7,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.