Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66359
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Inovação como transição: uma abordagem para o planejamento e desenvolvimento de spin-offs acadêmicos
Autor(es): Gomes, Leonardo Augusto de Vasconcelos
Salerno, Mario Sergio
Fleury, André Leme
Saraiva Júnior, Abraão Freires
Palavras-chave: Inovação;Planejamento;Technology roadmap;Spin-Offs acadêmicos;Incertezas
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Production
Citação: GOMES, L. A. V. et al. Inovação como transição: uma abordagem para o planejamento e desenvolvimento de spin-offs acadêmicos. Production. Vol. 26(1), p.218-234, jan./mar. 2016.
Resumo: Spin-off acadêmico é um tipo de nova firma que, geralmente, nasce para explorar uma inovação radical capaz de criar um novo mercado ou desafiar as regras de um setor estabelecido. Fundamentado em uma combinação de pesquisa bibliográfica, estudos de múltiplos casos e intervenções à luz da pesquisa-ação, este trabalho objetiva contribuir para a literatura de inovação e empreendedorismo em dois aspectos. Primeiro, propõe o conceito de inovação como transição em três dimensões: grau (desvio em relação a um aspecto), extensão (número de aspectos e atores envolvidos) e trajetória (sequência de inovações ao longo do tempo). A segunda contribuição é a construção de um framework com estrutura não linear e recursiva que integra a inovação ao planejamento e ao desenvolvimento do spin-off abordando o gerenciamento das incertezas. Finalmente, conclui-se que o framework proposto pode auxiliar empreendedores, investidores e universidades no desafio de criar empresas para explorar uma inovação radical.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66359
ISSN: 1980-5411
Aparece nas coleções:DEPR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_afsjunior.pdf3,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.