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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66320
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Determinação do dano em pavimentos asfálticos por meio da combinação do modelo S-VECD com análises elásticas |
Autor(es): | Santiago, Lucimar da Silva Silva, Samuel de Almeida Torquato e Soares, Jorge Barbosa |
Palavras-chave: | Dimensionamento;Fadiga;Pavimentos asfálticos;Dano |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET) |
Citação: | SANTIAGO, L. S. et al. Determinação do dano em pavimentos asfálticos por meio da combinação do modelo S-VECD com análises elásticas. TRANSPORTES, [s.l], v. 26, n. 2, p. 31-43, 2018. |
Resumo: | A previsão do desempenho dos materiais em campo é um dos desafios da pavimentação. Essa previsão passa pela geração de modelos matemáticos que relacionem a caracterização dos materiais em laboratório e o desempenho destes mesmos materiais em estruturas reais. Sendo o dano por fadiga um dos principais defeitos estruturais nos pavimentos asfálticos brasileiros, o objetivo do trabalho é apresentar uma metodologia de previsão desse defeito u lizando análise estrutural elástica-linear, tendo como dado de entrada a evolução do dano por fadiga obtida por meio de ensaios laboratoriais em materiais asfálticos. Sabendo-se da importância da temperatura e da velocidade na via para o desempenho dos pavimentos quanto ao dano por fadiga, esses dois parâmetros também são considerados numa análise simplificada. Ao final, é apresentado um exemplo prático dos principais passos da metodologia sugerida, a qual é devidamente consolidada em um programa computacional. A metodologia proposta é um passo para o melhoramento da correlação entre o campo e o laboratório, facilitando o processo de pre-dição do comportamento dos materiais asfálticos em pavimentos reais. |
Abstract: | Performance prediction of materials in the field is one of the challenges in pavement engineering. Such prediction requires mathematcal modeling that relates materials characterizaon in the laboratory and the performance of these same materials in actual structures. Since fatigue damage is one of the main distresses in Brazilian asphaltic pavements, the objective of this work is to present a methodology to determine such distress using linear elastic analysis, having as inputs fatigue damage evolution parameters obtained in laboratorial tests. Given the importance of temperature and vehicle speed in roadways for pavement performance with respect to fatigue damage, these two parameters are also considered in the simplified analysis. At the end, it is presented a practical example with the main steps of the developed methodology, which is programmed in a specific pavement design software. The proposed methodology is a step in enhancing field-laboratory correlation, facilitating the behavior prediction of asphaltic materials in real pavements. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66320 |
ISSN: | 2237-1346 |
Aparece nas coleções: | DET - Artigos publicados em revista científica |
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