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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6624
Tipo: | Dissertação |
Título: | Cotidianos sonoros na constituição do habitus e do campo pedagógico musical: um estudo a partir dos relatos de vida de professores da UFC |
Título em inglês: | Quotidian sonorous in the constitution of the habitus and the musical pedagogical field: a study from the stories of life of professors of the UFC |
Autor(es): | Silva, Maria Goretti Herculano |
Orientador: | Souza, Angela Terezinha de |
Palavras-chave: | Educaçao;Educação Musical;Trajetórias;Habitus;Campo;Formação;Musical education;Trajectories;Habitus;Field;Formation;Professores – Formação – Música;Música – Instrução e Ensino |
Data do documento: | 2009 |
Instituição/Editor/Publicador: | http://www.teses.ufc.br |
Citação: | Silva, M. G. H.; Souza, A. T. (2009) |
Resumo: | Esse estudo se desenvolve no âmbito da Educação Musical, fundindo, portanto, em sua discussão, dois campos: o campo da Educação e o campo da Música. Apresenta uma reflexão sobre a educação musical no Brasil a partir do recorte da formação do educador musical. Nessa inter-relação, educação/música, buscou compreender como os professores de um curso de educação musical se constituíram em docentes dessa área, detendo o olhar sobre suas trajetórias de vida. Assim, o objetivo do estudo foi investigar o processo de constituição do habitus e do campo pedagógico-musical na trajetória de docentes do curso de Educação Musical da UFC. O aporte teórico que sustenta essa pesquisa é a Praxiologia ou Teoria das estruturas sociais de Pierre Bourdieu, por procurar desvelar o que subjaz aos fenômenos e manifestações sociais. Essa abordagem mostra-se também de grande valor por buscar na interação entre os agentes (indivíduos e os grupos) e as instituições, encontrar uma estrutura historicizada que se impõe sobre os pensamentos e as ações. A literatura encontrada sobre a temática, apresentou o campo musical, como área de conhecimento (SOUZA,1996, 2001a, 2001b e DEL BEM, 2001, 2003); como espaço de relações locais, (BOZON, 2000) e o campo musical de Fortaleza a partir da década de 1950 (MATTOS, 2007 e SCHRADER, 2002). Nesse caso, o estudo mostrou-se oportuno por preencher uma lacuna existente na literatura, ao abordar a leitura social do contexto do curso de Educação Musical da UFC. Tal fato se explica pelo foco dado a um contexto de discussões até então não elucidadas, quanto à tardia emergência desse agente no campo musical de Fortaleza. A investigação adotou procedimentos indicados pela abordagem de pesquisa do tipo qualitativa por interessar-se mais pelo processo do que pelos resultados e, por considerar que o “significado” que as pessoas atribuem às coisas e à sua vida são focos de atenção especial para o pesquisador (LUDKE e ANDRÉ,1986). Assim, as entrevistas narrativas de história de vida compuseram os instrumentos de coleta de dados, sendo utilizados como ferramentas de registro o diário de campo e o gravador. A pesquisa mostra que os sujeitos se formam em múltiplos espaços, tempos e contextos, observando que essa constituição do ser não se dá com base em grandes acontecimentos ou forjada por amplas revoluções e rupturas. Ela emerge sutilmente das experiências cotidianas que os agentes vivenciam em suas histórias. Inicia no ciclo familiar, que em um processo de socialização básico, fornece o suporte para as experiências subseqüentes, apreciadas no âmbito das aprendizagens escolares. A partir destas, são construídos uma série de artefatos que já se manifestam como culturais na expressão de costumes, crenças, comportamentos, valores, instituições e regras morais. Nesse aspecto, o habitus se assemelhou à cultura e a forma como eles foram se apropriando desses componentes culturais esculpiu os sutis contornos de uma identidade física/espacial, social e cognitiva, forjada no contexto de suas trajetórias |
Abstract: | This present research [study] was developed in the ambit of the Musical Education, uniting thus in its discussion these two fields: the musical and the educational. It shows a ponderation on the musical education in Brazil focused in the formation of the musical educator. In this interrelation, education and music, it was sought to understand how some professors/teachers of a musical academic course became educators in this field taking an account their life trajectories. In this manner, the objective of this study is to find out the process of the building of the hábitus and the pedagogical-musical field in the trajectories of a group of professors of the Musical Education Course of Federal University of Ceará. The theoritical support of this paper is the Praxiology or the Pierre Bourdieu’s theory of the social structures, which tries to unfold which is beneath the phenomena and social manifestations. This approach has proved to be of great value because it seeks, through the interaction between the agents(individuals and groups) and the institutions, to acheive the historical structure that has influenced greatly the thoughts and actions. The bibliography available on this theme has showed the musical field as an area of knowledge(SOUZA, 1996, 2001a, 2001b and DEL BEM 2001, 2003); as an enviroment of local relations,(BOZON, 2000) and the musical field of Fortaleza from the 1950’s(MATTOS, 2007 and SCHRADER, 2002). Therefore this research has proved to be of great importance because it fills a gap that exists in the literature available, once it takes in consideration the social context of the musical education course of the Federal University of Ceará. This fact is explained by emphasis put on a context of discussions not elucidated so far related to the late emerging of this agent[musical educator] in the musical arena of Fortaleza. This investigation has used procedures indicated in the approach of the quality research because its major concern is focused more in the process than in the results itself and for the researcher considerated the “meaning” people give to things and to their lives points of special attention(LUDKE and ANDRÉ, 1986). So the narrative interviews of the life stories were the elements of data gathering. A diary camp and a tape-recorder were used as devices of registration. The research shows that the subjects were formed in diverse places, time and contexts. It was observed that this formation of the being does not happen based on great happenings or was shaped as a result of great rupture and revolutions. It emerges in a subtle form from the daily experiences that the agents lived in their own stories. It begins in the familiar circle, in a basic process of social relation, and provides the support to the subsequent experiences, verified in the ambit of school learning. From these experiences, a great number of mechanisms that have already been manifested as expressions of cultural achievements like habits, beliefs, behaviors, values, institutions and moral rules are built. In this sense, the habitus became very similar to the culture and the way that they[the agents] were assuming these cultural components has mold the subtle nuances of a cognitive, social and spatial/corporeal shaped in the context of theirs trajectories |
Descrição: | SILVA, Maria Goretti Herculano. Cotidianos sonoros na constituição do habitus e do campo pedagógico musical: um estudo a partir dos relatos de vida de professores da UFC. 2009. 122f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2009. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6624 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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