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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAzevedo, Roberto de-
dc.contributor.authorCarvalho, Rosemeiry Melo-
dc.date.accessioned2022-06-02T18:59:52Z-
dc.date.available2022-06-02T18:59:52Z-
dc.date.issued1995-
dc.identifier.citationCARAVALHO, Rosemeiry Melo. Análise do sistema de comercialização da mandioca e seus principais produtos (farinha, fécula e raspa) no estado do Ceará. 1995. 94 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1995. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66213. Acesso em: 24 jun. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66213-
dc.descriptionEste documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMandioca - Comercializaçãopt_BR
dc.titleAnálise do sistema de comercialização da mandioca e seus principais produtos (farinha, fécula e raspa) no estado do Cearápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo do presente estudo é identificar os principais aspectos do sistema de comercialização da mandioca e seus produtos : (farinha, fécula e raspa) no Estado do Ceará. Utilizou-se os métodos tabular, gráfico e descritivo. Para a análise das variações estacionais de preços utilizou-se o método da média aritmética centrada. Foram pesquisados 157 produtores selecionados ao acaso e 86 comerciantes indicados pelos produtores. Os resultados indicam que no processo de comercialização da mandioca e seus produtos atuam principalmente atacadistas, feirantes, compradores institucionais, varejistas e cooperativas, sendo que os canais de comercialização apresentam um grau de complexidade diretamente relacionado com o volume comercializado, sendo o da farinha de mandioca o mais complexo e o mais simples o da raiz de macaxeira. Dentre as diversas funções de comercialização, os inter- mediários que atuam nesse processo de comercialização, desempenham as funções de compra e venda, transporte, armazenamento e embalagem, sendo os custos de transporte uma das principais despesas de comercialização. Apesar dos elevados custos de comercialização da mandioca e seus produtos a nível intermediário, a participação do produtor no preço de varejo é relativamente alta, sendo maior para a farinha e a fécula e as margens relativas para atacadistas e varejistas são suficientes para que estes permaneçam na atividade sem que as despesas com a comercialização superem as receitas.pt_BR
Aparece nas coleções:DEA - Dissertações defendidas na UFC

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